lobo e lua

lobo e lua

30.5.09

Combate volta ao ar na TV a cabo

Um dos melhores seriados de todos os tempos está de volta. A partir do próximo sábado, 6 de junho, às 13 horas, com reprise na madrugada de domingo, às 4h30, o TCM (canal 91, pela Net) exibe Combate, desde o seu primeiro episódio. A série foi produzida entre 1962 e 1967, e reprisada nas décadas seguintes, conseguindo uma legião de fãs em todo o mundo.

Combate retrata as aventuras de um pelotão do exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial, logo após o Dia D, quando os aliados invadiram a Normandia e começaram a expulsar os nazistas dos países ocupados na Europa.

O que transforma Combate num cult é o fato de não se restringir a mostrar trocas de tiros entre soldados. O tiroteio apenas faz parte de diversas histórias que acontecem naquele cenário de guerra. É ali, no front, numa situação limite, que dramas pessoais são mostrados e analisados de maneira empolgante.

O pelotão, comandado pelo tenente Hanley (Rick Jason), tem uma patrulha fixa, integrada pelo sargento Saunders, o excelente Vic Morrow (na foto acima, em escultura de Michael Keropian, e também na foto abaixo), pai da atriz Jennifer Jason Leigh, e os soldados Cage, Kirby e Baixinho, além de Doc (o médico).

Entre os atores convidados, temos mais um pelotão de astros, como Charles Bronson, James Franciscus, Claude Akins (Xerife Lobo), John Cassavetes, Lee Marvin, Telly Savalas (Kojak), Robert Duvall, Dennis Hopper (Sem Destino), Bill Bixby (O Incrível Hulk), Fritz Weaver, Nick Adams (O Rebelde) e Ricardo Montalban (Ilha da Fantasia), entre outros. Atrás das câmeras, a série contou com diretores que depois se consagraram no cinema, como Robert Altman (Dr. T e as Mulheres, Nashville etc). Mais informações no site combatfan.

Em Combate, não há nenhuma manifestação a favor da guerra. Em um dos episódios, um médico alemão se une ao médico americano para salvar a vida de uma criança francesa. Em outro, um soldado ajuda um colega, que lhe devia dinheiro de jogo, e é acusado de só ter feito aquilo por causa da dívida. “Não”, ele diz. “Eu o ajudei porque era o meu dever.”

Lições de dignidade, caráter e amor pelo semelhante tornam Combate uma série que pode ser vista a qualquer tempo, independente de sua ação transcorrer na Segunda Guerra Mundial. São lições das quais nunca devemos nos afastar, seja qual for a guerra, pessoal ou social, em que nós somos os personagens principais.

51 comentários:

Cris Medeiros disse...

Interessante! Vou dar uma olhada!

Beijocas

Roberto Ney disse...

Para quem ainda não conhece, foi criado um novo espaço chamado “biografias horizontais”. Um espaço aberto e diversificado, com o objetivo de discutir o sexo de forma inteligente e descontraída. Contamos com sua participação e com suas palavras. Falar de sexo não dói, então dispa-se de todos os pudores e escancare para nós suas meias verdades... combinado?
http://biografiashorizontais.blogspot.com/
Grande abraço!

Thaís. disse...

Ai, adorei aqui. :)
E essa música que tá tocando é aquela "Esqueça se ele não te ama, esqueça se ele não te quer..." em português, não é?
É liinda *________*

Volte sempre.
Beijo meu :*

Lis disse...

Bill,
Não conhecia, pelo teu relato parece ser interessante. Uma hora vou dar uma olhada.

Beijos e bom fim de semana.

Anônimo disse...

Meu pai é super fã dessa série! Ele só falou sobre isso a semana inteirinha.

Assisti alguns episódios gravados por ele e posso dizer, é muito bom mesmo!

beijooos

Srta Butterfly disse...

Eu amo seriados norte americanos...Vou dar uma olhadinha neste tb...

Beijos poéticos

Paulo disse...

Assisti muitos episodios.
Era muito bom.

Fernanda Magalhães disse...

Vou aceitar tua dica...

Bjos querido!

Sandra Costa disse...

eu ja ia dizer que estava sentindo falta das tuas postagens, das tuas críticas sobre 'qualquer-coisa'.

bom vc de volta. sem o ENEM, peloamordedeus! odeio esses posts retirados de power points. hehe. fiKdiK.

Lia Wagner disse...

Ah nunca assisti, mas parece ser legal.

beijos.

Thaís A. disse...

Ah, nunca vi esse seriado!

Lu Dantas disse...

Vou aproveitar a dica e conferir! Um beijo!

JuJu disse...

Não gosto muito de filmes e séries de guerra. Me dão medo...
Passe lá do meu blog e deixe seus comentários!!!

A n i n h a a disse...

interessante!
gosto de coisas de guerra sem tanto tiroteio
irei pesquisar :D

beijãoo

Allyne Alves disse...

Bacana a dica...E respondendo a sua pergunta...a Ice tem um sistema de ar condicionado ate que legalzinha, mas nao deixa de ser quente como as outras casas! rs...

Beeijo querido

Nati Pereira disse...

Primeira vez que ouço falar.
beijos, Obrigada por aparecer no meu mundo.

Bárbara disse...

Ah, TCM eu não tenho, esses seriados são aparecem nesses canais cara. Mmmm tirando a nick at nite.

sim, o rock salva, e muito hahaah tamos juntas!

Sueli disse...

Eu me lembro, mas era uma menina na época e meninas odiavam filmes de guerra. Não cheguei a assistir nenhum. Agora, até que adoraria, mas os dois horários são complicados para mim. Mas, farei o possível. Tenho certeza que ou gostar. Obrigada pela dica, Vill Um bejo!

Cleo disse...

Muito bom este seriado, não perdia um na época, só que agora nem tenho tv à cabo..vixe, mas é sério. e a música rolando aqui dá vontade de dançar, aiaiai que época boa esta.será que volta que nem o seriado?
Beijos e uma semana de luz e paz.
Cleo

Creedence, gosta de Lodi?

LP disse...

Minha nossa Bill!
Se vc disse que eu te fiz viajar no tempo com o texto da Twiggy, imagine Vc com este post!
E sinceramente nem lembrava desse seriado, mas ao ler o nome 'Combate' veio tudo.... lembrei de um monteee de coisas não apenas desse seriado! Aliás, estes dias até achei no YT um outro seriado antigo q ninguém conhece tb de ficção chamado UFO!
Enfim, mas esse Combate é fantástico mesmo! Legal demais, vou caçar por ai! Abraços!!

Anônimo disse...

Bill,
nunca eu tinha ouvido falar nessa sério, realmetne adoro seriados, e súper obrigada pela dica, rs...
Beijos e linda semana

Cris Animal disse...

Acho que vale à pena conferir por tudo que vc disse.

Interessante: o que é bom volta e prioncipalmente os E.U.A andam reprisando, voltando ao passado. Talvez, o mundo já esteja se saturando de tantos efeitos especiais, tanta tecnologia na tela da TV e do cinema. O simples, o menos produzido pode causar um efeito melhor....será??????????

beijo pra vc, Bill!

Ava disse...

Bill, c sempre garimpando cada coisa...rsrs
Mas o que é bom não morre.. Qualer época uqe é relembrado, é sucesso na certa...

Isso vale para a música, cinema e tv, principalmente...



Adorei sua visitinha...rrsr

Huummm, estou expert em linkar agora...

Vc percebeu? rsrrs

Mérito do professor...rs



Beijos avassaadores!

Crys disse...

Opa, acho que desisti de ser jornalista!

afinal, quem avisa amigo é . HEUIEUIHE beejo

Lugirão disse...

Não assisti, vou conferir.

Beijos

Sarinha disse...

Nunca vi.. mas vou dar uma olhadinha !!!
:)

Bjão..

A D R I A N A disse...

Billlllzis!
CHORO de emoção quando você me dá bola (e um comentário, rs)!

Bem, Tv a cabo está out do meu orçamento por enquanto! Sendo assim, o que me salva é ficar sem ligar a Tv quase que por um mês inteiro aqui em casa!

Grata pelos elogios! Você é meu mestre!

Cuide-se!

Nati Pereira disse...

Acho que a segunda feira de todo mundo deve ser horrivel.beeijos

Sheherazade disse...

Bill,
Remexeu o baú, hein, amigo? Lembro demais desse seriado, que era visto pelos meus irmãos. Eu não gostava muito, porque se tratava de guerra e naquela época o assunto não me era interessante. Hoje sou fissurada em tudo o que aborda o tema, pra não esquecer os terríveis males que o nazismo trouxe à humanidade e que alguns ainda insistem em negar.

Beijossssssssss

Cadinho RoCo disse...

Sou do tempo da Série Combate que enaltece o relacionamento humano em meio ao ambiente tenso de uma guerra que, infelizmente, não foge muito do nosso cotidiano em que a violência nos coloca na linha de frente de situações não menos complexas às que sinalizavam para um verdadeiro combate.
Cadinho RoCo

Helô Müller disse...

Noossa ! Viajei no túnel do tempo, agora ... como era bom assistir Combate !! Nem me lembrava mais "dos cornos" do Tenente Hanley ... rs
Gostei da dica !!
Beijos from Museu !! rs
Helô

Yussef disse...

Valeu.
Combate é uma série interessante.
Vou assistir.
Abraços

Ariana disse...

Muito legal o seu blog. Passei para conhecê-lo.
Adorei esse gatinho aí do lado.
Abçs!

Anna Vitória disse...

Poxa, fiquei super interessada! Eu me amarro nessas produções sobre guerra e tal. Beijos

Alessandra Castro disse...

Parece realmente bom, vou conhecer.

Pamela Kenne disse...

Nunca tinha ouvido falar nessa série, mas achei muito legal, valeu pela dica, ainda vou olhar.

:D

Jaya Magalhães disse...

É, meu pai já me fez ter noção do que se trata. Rs. Acho que vou arriscar, Bill. Daí te conto.

Beijo.

RICARDO BLAUTH disse...

alo

informação interessante
pelos artistas envolvidos.
lembro vagamente desta serie.

obrigado

RICARDO garopaba BLAUTH

A Língua Nervosa disse...

Interessante....
pen q não tenho tv a cabo!
e minha net não consegue baixar muitos seriados...
eu sou viciada no dR. hOuse..adoro!!!!!
bjs
adorei tb o seu blog!

Cris Medeiros disse...

Não se deprecie rapaz! eheheh

Vc não me parece nem burro, nem derrotado, mas sim um fofo... ehehe

Beijocas

Mariana Castro disse...

Ah eu ouvi algo sobre isso na TV mesmo.. Deve ser bem interessante, eu adoro historias antigas ^^

volta sempre lá no meu cantinho viiu, será muito bem vinda !

beeeijo

Mariana Castro disse...

Ah eu ouvi algo sobre isso na TV mesmo.. Deve ser bem interessante, eu adoro historias antigas ^^

volta sempre lá no meu cantinho viiu, será muito bem vinda !

beeeijo

Patrícia disse...

Bill meu anjo, tou sem TV em casa, acredita?
Sem rádio e sem notícias da terra civilizada! hahahaha
Mas bem, é o mesmo template, só mudei algumas fontes, cores e elementos de página! =)

Patrícia disse...

E quanto à música do seu blog... já bebi horrores ouvindo a versão do Rossi! hehehe

Arianne disse...

Eeei Bill! :D
Vi seu outro post da americana no supermercado no Brasil e amei! hauhua. Quanto a esse seriado eu nunca tinha ouvido falar, mas fica a dica! ^^
Beeijos

Nathália E. disse...

Pena que não tenho tv a cabo.
Mas gosto de filmes de guerra que não mostram o combate de países, mas sim o combate das pessoas. Externo e internamente.

Beijo!

Gabi disse...

Adoro o TCM e seus filmes antigos, foda que é tudo dublado :/
Beijos!

Gabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

http://jaumgodoy.zip.net/Aprecie com moderação,Falcão.

Luiz disse...

Verdade, um dos melhores seriados de todos os tempos. Bebemoremos. abração

Anônimo disse...

nóis aqui do bego das galinhas,aqui no aglomerado
Vem que Morre, onde nóis mora,nóis ia mutio em
locadora,nóis é uma galera de 5 cara,sabecumé
mano? nóis ia lá pegá queles filme bem cabeça
e sem pé também,intão,aqueles filmes sem pé
nem cabeça,sabecumé,mano?poisé,agora nóis num
pricisa ir mais lá nas locadora não,nóis
discúbriu a tv a cabu e intelneti maiespace e vocetube ,poisé, naqui na intelneti nóis
incontra tanta bobagem,naum tamo criticando
não,intendam,nóis gosta de bobagem mêmo,filme
assim feito nas coxa,tipo cinema subterrraneo do
fumdo da terra,bem tosco,de preferiencia cum
mutios difeitos ispecial,tipo daquelis du Estive
Espyuberguius,nóis gosta tambem mutio dos filmes
do Seu Jorge,naum,naum é o cantor é o Lucas.
filme assim undigrudius,que gruda de com força
nas cabeça de nóis,sabecumé,mano? Hein? aí
nóis sai lá da lãohausi de vorta pro beco e
fica discutindo nu caminho o enrrredo do filme,e
claro de butuca nas bala pirdida,aqui é fóda de
bala pirdida,poisé, nóis sai lá da lãohausi
sem intender bulhufas das bobage que gente vê
aqui,dá té dor de cabeça di tanto agente querê
intendê,mais nóis gosta.é que nóis somos assim
1/2 anarfabetos.intão faiz mais,faiz sigunda
parte,terceira parte,quarta,quinta,sexta, sabado e
domingo parte.nóis gosta mutio desses filme de
geinte que imita cantô de mulsica pop do nêgo
afruameiricaino q morreu de aids de tanto tomá
cumprimido pra curá ela,de filme de disco
avoadô,mula cem cabeça,lubizomem,saciu do
pererê,vãopiros,de guerra e de Shaqueespiris,eces são daqueles que nu finar morri todo mundo,filme de bandidagem de pulisia e
bandildos,putaria,discoveri chanel numero 5 e
correlatos,sabecumé mano? tchau hein.de novo,
tchau hein.