lobo e lua

lobo e lua

10.8.07

Destino de macaco-prego do Triângulo Mineiro depende do martelo da lei

Foto: Emerson Clayton
Jornal de Uberaba
Ana Carol Honey
CORRESPONDENTE


Chico, o mais famoso macaco-prego do Triângulo Mineiro, pode ser expulso do que resta da Mata do Ipê. Ele foi acusado de agredir populares, que insistiam em se aproximar e dar pipocas, mas depois cobravam a conta, enquanto o pipoqueiro ficava esperando.

O advogado de Chico alegou que ele é inocente, por vários motivos: primeiro, a administração da Mata do Ipê proibe que ele coma pipoca, pois esse tipo de comida engorda e Chico andava caindo dos cipós ultimamente. "Além disso", disse o advogado, "a pipoca é feita com gordura trans e Chico resolveu iniciar uma dieta antes das férias escolares, no início de julho.

Segundo o promotor que preside o inquérito, Chico é culpado, porque "teve a péssima idéia de começar o regime alimentar no período de férias escolares. Ora, todos sabemos que as crianças gostam de passear pela natureza durante as férias. Vendo um macaco, a primeira idéia é dar uma banana pra ele. Como as bananeiras foram todas cortadas da Mata, e o local hoje é usado para o plantio da soja, os pais das crianças tiveram a brilhante idéia de dar pipoca para os macacos."

Alguns macacos da Mata do Ipê, na falta de bananas, resolveram procurar outro tipo de alimentação natural, mas outros aceitaram entrar na nova onda da pipoca. Docilmente, descem das árvores e aceitam a pipoca dos visitantes, pagando 10 centavos por cinco bolinhas da salgada e 15 centavos pela pipoca doce.

Chico e sua irmã Raimundinha, no entanto, não foram informados dos preços atuais da pipoca. De acordo com o advogado de Chico, Raimundinha devolveu as bolinhas de pipocas assim que os pais das crianças cobraram a conta, mas Chico ficou nervoso e jogou a pipoca no nariz de um deles.

Dois pais, duas mães e 25 crianças resolveram se vingar e correram atrás do macaco-prego. Eles subiram numa árvore de 55 metros e, quando Chico se preparava para pegar um cipó e partir para longe dali, foi agarrado por uma mãe, que dizia: "Quero o meu dinheiro, quero o meu dinheiro!!!!!!"

Neste momento, com as duas mãos ocupadas, agarrado no cipó, Chico se virou e distribuiu mordidas para todos os lados. As duas mães, os dois pais e as 25 crianças começaram a descer da árvore em desabalada carreira, chegando a quebrar dois galhos e derrubar sete mangas nas cabeças dos outros visitantes que assistiam a perseguição.

Alertados pelos dois pais, duas mães e as 25 crianças, a polícia chegou ao local e Chico foi cercado numa árvore, a dois quilômetros do local do incidente. Um policial mostrou uma banana, caturra, comprada no mercado da cidade, e Chico acreditou que ia ter um lanche de graça. Quando desceu para pegar a banana, os guardas jogaram uma rede sobre ele, que foi levado de camburão para a cadeia local.

Agora, acompanhado por dois traficantes, um estuprador, um ladrão de galinhas e um camelô, Chico aguarda julgamento numa cela da cidade. O advogado de Chico entrou com habeas-corpus e um mandado de segurança, exigindo que fosse colocada uma árvore dentro da cadeia. "Chico não está acostumado a dormir nessas camas duras", ele disse. Os dois traficantes, parentes de um figurão da cidade, não aceitaram a árvore e pediram a colocação de um teto solar, no que foram prontamente atendidos.

Do lado de fora, grupos se dividem sobre a questão. A maioria pede a absolvição de Chico, desde que ele pague pela pipoca que jogou no nariz dos visitantes. O pipoqueiro concorda. Se condenado, Chico será expulso da Mata e terá que procurar emprego. Outro grupo pede a sua condenação, e que toda a Mata do Ipê seja transformada num shopping center.

Membros do Greenpeace também compareceram ao local. Todos esperam o resultado do julgamento. O destino de Chico, o macaco-prego, depende apenas da martelada final da lei.

11 comentários:

Anônimo disse...

Bill, quando vi a reportagem na TV, não me dei conta de um detalhe, mas agora, aqui, depois que você falou em estuprador (detalhe que eu não sabia), você saberia me dizer se Chico tem nível universitário? ... rs. Grande abraço!

Anônimo disse...

Poxa... Toda essa celeuma por causa de um macaquinho arisco...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Anônimo disse...

Eu pensei a mesma coisa quando li que ele foi pra uma cela comum... haha!

Rosana disse...

Bill,
Estou muito sensibilizada pelo macaco Chico. Com certeza ele merecia um destino melhor que esse. Sou a favor de entrar em contato com a Sociedade Protetora dos Animais para dar um fim nesta história e devolver o Chico para a árvore favorita dele. E o pipoqueiro que se dane!

Um abraço,
Rosana

Anônimo disse...

O Chico, enquanto macaco esperto, poderá se safar da justiça e partir para a carreira política como futuro candidato a vereador. Isto porque o que tem de macaco pendurado em mandatos por aí, não está escrito. A propósito, nesta segunda (13/8) estamos com blogagem coletiva contra manutenção da CPMF. No meu nosso blog está publicado o texto Cretinice, relacionado ao tema.
Cadinho RoCo

Yvonne disse...

Como se já bastassem vários motivos para comprovar que o ser humano é a pior espécie que existe neste planeta, ainda vem uma história dessa para nos deixar mais desanimados ainda. Beijocas

Sheherazade disse...

Como assim, Bill?
Então o Chico se apossa indebitamente de umas poucas pipoquinhas e vai preso?!!!
Talvez se o seu nome fosse Renan ele estivesse livre dessa balbúrdia toda, né não? E daí, se ele tá gordo? Não somos o país dos "quebra-galhos"? Que melhor exemplar pra isso do que um macaco gordo? ... Tsc, tsc, tsc ... Num tô inteindeindo!!!

Beijos gordos pra ti!

Luma Rosa disse...

Que coisa!!
Parabéns pelas escolhas das 5 Estrelas - Interessante um jornal na lua! Beijus

Luma Rosa disse...

Bill, fiquei curiosa! Quem é Vera de Sant'Anna? Beijus

Unknown disse...

Venho trazer a triste notícia do falecimento do macaco Chico!
Fique em paz macaco amigo!

Anônimo disse...

Boa Tarde, eu sou o redator do Blog do Dissidente http://liverig.wordpress.com

Sinto muito informar, mas o macaco Chico morreu esta sexta-feira (18/04), a notícia completa voce pode ler no meu blog: http://liverig.wordpress.com/2008/04/24/macaco-ladrao-morre-em-minas-gerais/


Abraços e parabéns pelo Blog !