lobo e lua

lobo e lua

4.6.10

Futebol: um ponto de vista feminino

Tahiana Andrade
BLOGUEIRA CONVIDADA

Como mulher, confesso que não entendo e nem gosto muito de futebol. Todavia, parece que algumas coisas nos são ensinadas por osmose e, no caso do brasileiro, futebol é uma delas!

Muito se falou sobre a tal convocação de Dunga para a Copa de 2010 e ainda há muito para ser falado. Muita gente esperava que Neymar estivesse na lista. Há quem diga que Dunga deveria ter dado uma segunda chance para Adriano, e o mundo inteiro (exagero?) tem comentado e criticado a ausência de Ronaldinho Gaúcho na lista...

Sinceramente? A- D- O- R- E- I!!!

Não é porque não entendo de futebol que não posso entender de comportamento dos jogadores, certo?

Na última Copa, em 2006, o Brasil perdeu feio! O time estava repleto de 'super-jogadores'... 'Estrelas' do futebol nacional. Em campo, os jogadores mais famosos, mais invejados, mais cotados, mais bem pagos. Em cena, uma Copa que marcou um fracasso futebolístico para o Brasil, uma derrota antes mesmo das semifinais. O time de estrelas não funcionou. Torcedores tiveram sua expectativa frustrada!

Sabe por quê?

Porque essas 'estrelas' do futebol não precisam mais mostrar serviço para o futebol. Eles já possuem títulos, fama e, o mais importante, grana. Quando se convoca para a seleção jogadores menos famosos, menos ricos, menos orgulhosos (contrariando todas as opiniões de quem diz entender do esporte), proporciona-se a eles a motivação de se tornarem estrelas do futebol. A fome de bola, de drible, de gol, de vitória será, provavelmente, maior. Não há o orgulho da fama nem o desprezo pelo dinheiro. Ao contrário: há o desejo de ser o responsável por trazer para o Brasil o título de hexa!

Como eu assumi no início do post, não sei realmente muita coisa sobre futebol, não entendo quem joga bem ou não, mas entendo de motivação, de comportamento, de maturidade. Talvez tenha sido a falta de motivação de Ronaldinho Gaúcho o que mais contribuiu para a derrota do Brasil na última Copa. Provavelmente a depressão e a inconstância de Adriano (eu o diagnosticaria como ciclotímico, rs) não deram a ele o merecimento de ser convocado. Possivelmente, Neymar, em suas entrevistas, deu a Dunga a percepção de que ali, brevemente, se manifestaria uma personalidade orgulhosa, prepotente e permanente em sua imaturidade de 18 anos!

Sinceramente, torço pelo Brasil, mas não me importo muito se vamos ganhar a Copa ou não. Esse é o único momento em que o brasileiro demonstra ufanismo pelo seu país e, por causa disso, se esquece das eleições que ocorrem no mesmo ano. Também não me interesso por ver milionários ficando ainda mais milionários simplesmente por correrem atrás de uma bola enquanto ficamos desesperados em frente à televisão, torcendo e gritando, com as nossas contas a pagar nas mãos.

Brasileiro dá mais visibilidade para o futebol do que o merecido e, independente de ser homem ou mulher, há muito mais coisa para torcer em nosso país. O problema é que os convocados, nós, os brasileiros, costumamos ficar parados em campo, vendo a bola rolar, enquanto os milionários tornam-se ainda mais milionários às nossas custas!


Tahiana Andrade pode ser encontrada aqui.

68 comentários:

Cris Medeiros disse...

Excelente texto! Eu concordo e muito com o que foi dito! Olho o futebol não com essa paixão cega do povo em geral, mas como algo a ser levado em consideração e analisado. O futebol exerce um fascínio sobre o brasileiro, que é algo que merece estudo... rs

Beijocas

Thais Bueno disse...

"Sinceramente, torço pelo Brasil, mas não me importo muito se vamos ganhar a Copa ou não. Esse é o único momento em que o brasileiro demonstra ufanismo pelo seu país e, por causa disso, se esquece das eleições que ocorrem no mesmo ano"


ok, me importo com o Brasil ganhar ou não (pq sou menina e curto futebol, desculpaê! :P ), mas realmente isso q vc disse é verdade: brasileiro só 'ama' o Brasil em tempos de copa. E um pouco em olimpíadas. QUAL É, meu povo? :(

Nayara Marques disse...

Também tenho que admitir que assim como você, eu A-D-O-R-E-I a convocação do Dunga pra esse mundial. E concordo plenamente que o brasileiro só é nacionalista em termos de futebol, se esquecendo de todos os outros acontecimentos que o Brasil faz parte, e que aqui acontece.
Resumindo: adorei seu texto.

Beijos :*

Heat disse...

Oi.

òtimo o texto.

Gostei mto.

Ah, foi com essa seleção que ganharam a uns campeonatos de aquecimento pra copa.

Bjos

Desabafando disse...

Perfeito seu texto. Penso de forma igual!

disse...

Ótimo post, mas eu, muito ignorante, não curto muito futebol x.x
saudades das tuas escritas!

Tahiana Andrade disse...

Que bom que gostaram do meu texto!
É sempre bom ver repercurtir elogios sobre as nossas escritas!
Na verdade, esse blog é realmente muito bom... por inteiro! rs

Passem lá no Idiotizando!

Daniele disse...

Muito bom! ouvi na rádio CBN que o Lula daria não sei quantos mil para cada jogador, caso o Brasil conseguisse o Hexa. De onde sairia o $$$? de onde não era pra sair... educação, saúde... Brincadeira né?

Bom final de semana!
Bjks!

Géssica disse...

Nem torço pro brasil nesse jogos viu, muito menos gasto dinheiro comprando camisetas :} ha! eu nao!




até...
ps: se cuida

Marcos disse...

Concordo plenamente com seu texto, eu escrevi um texto sobre o futebol também, chama-se "Futebol paxão nacional?"

O brasileiro fica abestalhado... me desculpem os brasileiro todos, mas não me importo se o brasil ganhar ou não a copa, até porque isso não vai mudar em nada a minha vida.

bjs

Ivana Martins disse...

Pra quem não entende muito de futebol, vc tá bem heein, HSAIUHASI. Enfim, eu gosto de futebol. Sou vascaína de coração e concordo super com o que você falou. Mas não nego que queria o Ronaldinho Gaúcho no time (;
Sei lá, ainda tenho uma esperança de que ele faça o que fazia de melhor. Beeeijos.

Kamilla Barcelos disse...

Pela primeira vez eu encontro uma pessoa que tb gosto da convocação do Dunga. Eu não queria estrelas no time, porque elas se preocupam mais com publicidade do que com jogo.
Outra eu nem gosto de Copa do Mundo, ainda quero entender porque uma país para de trabalhar e estudar só para ver futebol?!?!

Tay disse...

O Brasil só se estusiasma e se mostra patriota em epoca de copa, eu realmente nao gosto disso YY'

bjus =*

Lu Dantas disse...

Acho que posso dizer que concordo em parte. Futebol não se discute, eu sei. Assim como religião ou política. Mas não resisti em opinar. Acho que, em 2006, mais do que os euros que cada um carregava na conta bancária (e que vários outros carregam nas seleções tradicionais e que já foram campeãs), o Brasil perdeu para o seu próprio ego. Por ser considerado o país do futebol, pelos títulos que conquistou, acreditou-se que os flashes durante 24 horas e o excesso de exposição não seriam prejudiciais. Pois foram. Jogaram menos do que sabiam porque se sentiram donos da situação. Dunga pode ter feito uma convocação incompleta, sem jogadores de qualidades para o meio principalmente e outros sem qualidade. Mas, pelo menos, está tentando evitar que o ego volte a inflar.

Vitória Doretto disse...

Adorei o texto!

^-^
Boa semana =^.^=

Mandy disse...

Muito bom o texto!
Quanto a escalação q o Dunga fez dessa vez, se é boa ou não, se vai dar certo ou não, sinceramente não sei! Mas espero q a seleção não dê um vexame! Adoro assistir a copa, sinceramente só assim mesmo que assisto futebol...rs

Bill de nada pelos selinhos, vc merece! E qnt a estrela no meu ombro, foi minha primeira tattoo, como sou apaixonada por estrelas, foi minha primeira escolha e fora essa estrela, tenho mais três estrelinhas no antebraço direito...rs

xoxo

Josi disse...

Excelente texto! Concordo com tudo que vc diz.
Brasileiros tem mania de reclamar de tudo, poxa.
Nunca estão felizes com nada.
E só lembram da pátria em ano de olimpíadas e copa do mundo.
Somos brasileiros todos os dias.
Só que disso parece q nem todos lembram. :/
Ameei o texto. Beijão.

Anônimo disse...

Concordo com vc, Neymar apareceu agora no mundo do futebol 4 meses atras alguém ai conhecia ele eu que assisto tudo tiha ouvido falar de longe, Adriano eu acho que não sou desse mundo, pois eu não queria um cara desse em lugar nem um, pra mim ele não serveria nem pra recolher meu lixo.

Ronaldinho esse é único que de fato gostaria de ver ele na copa , nõ foi convocado por brigas pessoais dele com Dunga,nesse mundo do futebol os eos ficam abalados... adorei seu blog da uma passada na minha casa

Clara Alvarenga disse...

Oi moça!

Obrigada pelo coment no meu blog ^^

E concordo com vc, gostei da convocação do Dunga. =)

bjos.. seguindo. *-*

Tatiana disse...

Concordo com tudo que escreveu. Tb entendo mto pouco de futebol, tb acho que jogadores mais "humildes" trazem mto mais resultados e que qdo acontece a Copa do Mundo, as pessoas simplesmente esquecem que a vida continua rolando e parecem não dar importância a isso.

Enfim, texto perfeito! Parabéns!

Bjs!

Eri disse...

lua! eu tbm num entendendo nada de futebol. Mas o kaka tá na seleção! é nóis

Bruna Tenório disse...

Olha, minha única torcida é para um Brasil melhor, e de acordo com a maneira que as coisas estão andando, de melhor talvez só fique o bolso da galera do Senado.

Monique Premazzi disse...

Texto excelente! Concordo com tudo que você disse, ou quase tudo. Eu não suporto futebol, mas quando é copa eu viro uma fanatica de primeira categoria. Realmente essa a única vez que eu me orgulho de ser Brasileira e não vejo nenhum mal disso. E dai que temos contas para pagar? Posso parecer moleca, mas eu não ligo para essas coisas, acho que curtir momentos assim é o melhor a se fazer.

XX

Lu disse...

interessante ver o ponto de vista de quem não gosta muito de futebol.
concordo quanto à motivação zerada dos jogadores e acho que o Brasil todo, não só no futebol, precisa rever seus conceitos de vitória.

beijooos Bill!
=)

Cadinho RoCo disse...

Disse tudo e mais alguma coisa.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

No início do post, pensei que acabaria de lê-lo dando algumas risadas, mas no final acabei levando um soco no estômago.

Porém o mais curioso, é que valeu a pena.

Deyse Batista disse...

Achei genial o texto - disse tudo que eu sempre venho dizendo para quem fala mal do Dunga perto de mim. Olha que eu nem gosto do cara, mas acho que ele fez uma convocação e tanto - como você disse, na Copa de 2006, as estrelas não jogaram nada, afinal. Mas em 2002 e 1994, quando só tinha jogador ''fraco'' na seleção, deram um show. Fala sério, é uma SELEÇÃO, todos têm que jogar bem, não vai ser só o Neymar ou o Ganso que vão trazer o título - e mais que saber jogar bem, eles têm que DESEJAR jogar bem. Acho que a Copa é nossa, é, eu acho ;)

Beijo.

JuJu disse...

Só para ver como esse país é complicado, né? E, no fim das contas, o Dunga era quem estava certo.
...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Naty Araújo disse...

Eu simplesmente adoooooro futebol.
E até demais rsrs.
Mas acho que o Dunga se equivocou em algumas convocações.
Não vi razão alguma pra convocar alguns jogadores que nem titular são nos times.
Quem dirá pra competir contra os melhores e ainda contra o Messi.
E ainda mais... esse amistoso que teve foi um horror... Não gostei!
Isso mostra que o Brasil não tá preparado mesmo.

Mas quanto ao Ronaldinho Gaúcho eu concordo com vc.
E quanto ao Adriano.. ainda bem tbm kkkkkkkkkkkk.

Beijos.
Adorei seu post.

Valéria lima disse...

Concordo com a blogueira convidada, gênero, número, grau e acrescento: Acho que o Dunga falhou DESCARADAMENTE.

BeijooO'

Valéria lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Não consigo ficar longe de você!!!
Vim matar as saudades!
Vou ficar esperando a sua visita!!!
Tenha uma ótima terça-feira!
Bjkas, muitas!
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas e um só coração!

LadyBüg disse...

agora sao os exames finais! aiix :x

Umrae disse...

Concordo com o boicote ao estrelismo.
Copa do mundo geralmente me irrita, porque tá cheio de pessoas que acham que patriotismo é comprar dúzias de bandeirinhas, cornetas, fitinhas e outras porcarias feitas na China ou qualquer outro lugar da Ásia, que entram no país por descaminho de mercadoria, sem pagar um centavo de impostos, parar os expedientes das empresas para ficar grudado na televisão e depois largar a porcariada toda comprada na rua sujando as calçadas e entupindo bueiros quando o Brasil perde.

Rose disse...

Olá! Que beleza de texto!
Concordo plenamente, acho que devemos torcer, sem exageros claro. O importante é a alegria de uma Copa do Mundo e o que vier é lucro com toda certeza!
Beijos!

Fermina Daza disse...

Opaaa! Mandou bem, Tate!!!

Concordo e entendo de futebol! hahaha...Nada de malas na copa, malas são feitas pra voltar. E O Ronaldinho Gaucho é um MALA. haha


Beeeijos, Bill

Luma Rosa disse...

Penso que o Brasil é o país do futebol, somente porque nossas crianças passam mais tempo que crianças de outros países jogando futebol, assim como alguns países da Àfrica possuem os melhores corredores. Investir em futebol é mais barato que educação e assim o esporte está cheio de pessoas que almejam ter sucesso $$$$ por este meio. Raras são as pessoas que nascem com o dom, afinal, qualquer talento pode ser trabalhado e aprimorado.
Não vejo mal nas pessoas que queiram ganhar dinheiro com o esporte, bobo são os trouxas que deixam de trabalhar/ganhar dinheiro para assistir futebol.

Anônimo disse...

Eu também não entendo de futebol, mas acho que entendo um cadinho de palavras. E as dela foram muito bem colocadas! XD
beijo! :)

Maísa Guimarães disse...

não conte cmgo pra narrar um jogo nao , que sou pessima , sei mal o nome de alguns jogadores
e sei coisa basicas tipo cartao vermelho e por ai vai XD ' AHSASHAHS '

Monique Premazzi disse...

Obrigada por sempre me visitar viu? *-* Adoro aqui.

Vanuza Pantaleão disse...

Oi, Bill!
A colega falou e disse! E mulher pode não acompanhar futebol, mas tem aquele "faro" para o que vai dar certo, pode crer!

Tô de férias, amigo, mas quando voltar, antes do término da Copa, vou falar sabe de qual Copa? Sabe?
Daquela de 70, aquela dos "noventa milhões em ação". Tu vais gostar, menino, tenho certeza!Rsrs

Brigadu pelo carinho!!!Bjssss

Insana disse...

Não entendo e não gosto e como não sou lá muito ligada em TV só seu que tem jogo devido os fogos..

Bjs
Insana

Nina Vieira disse...

Nem vi a convocação da seleção do Dunga.
Odeio ele, o futebol e nessa Copa vou pra Cuba.
Beijao.

Anna Beatriz disse...

Quer saber? concordo plenamente ;) Adorei o post!
beijos!

Aracy Crespo disse...

Oi Bill,

Como sempre é muito interessante e passar por aqui. Concordo com a Tahiana em parte, também não sou conhecedora de futebol, mais me envolvo emocionalmente em tempos de copa do mundo, pois sou uma torcedora animada desejando a vitória do Brasil.

Beijos querido

Mirtes disse...

Oi Bill,

Não entendo bulhufas de futebol, mas, quando se trata de copa do mundo sou tomada pela quela euforia enloquecida com direito a se vestir de verde e amarelo dos pés a cabeça rsrs, e sair torcendo pela vitória do Brasil com os amigos de bar em bar ou em casa mesmo. Nesses dias confesso, dou de ombro aos milhões que estão ganhado, depois é que volto ao normal então caio na real, que droga!!

Quanto a convocação de Dunga, espero que dê certo...

Bjsss amoreee

Lays. disse...

O texto foi realmente muito bom e nos dá muito em que pensar. a unica epoca do ano em que nos tornmaos brasileiros orgulhosos é na copa, fora isso, so sabemos dizer que o país é ruim e ver "a bola rolar"

Crys disse...

Linda, eu ODEIO futebol.
Ok, Copa eu até assisto, mas tá um "bafafa" tão grande que eu nem me envolvo.
To torcendo pelo Brasil, de resto não sei de nada. rs
Beijos

Deyse Sales disse...

lindo aqui *-*

Anna Vitória disse...

Penso que nem ela sobre a convocação. Do que nos serviu um time de estrelas em 2006? Pra ajeitar o meião durante a cobrança de falta?
Boto fé nessa seleção, na Copa desse ano. Boto fé sempre, mas acho especialmente que podemos levar essa.
Beijos

Anônimo disse...

Tahiana,adorei seu texto!Concordo que as estrelas do futebol já são estrelas caidas...rsss...só aprontam pela midia!Quero ver a bola na rede!Bjs,

Anônimo disse...

Tahiana,adorei seu texto!Concordo que as estrelas do futebol já são estrelas caidas...rsss...só aprontam pela midia!Quero ver a bola na rede!Bjs,

Luck! disse...

ai qe inveja....
eu nem sei o qe significa fifaaa...
uHAuaihuaHIUahuiAHhaiuA
amoo neymar e ganso...
tem toda aquelacoisas de midia qe impoe...
mas enfim... os caras são carismaticos!

Helô Müller disse...

Falou e disse, Tatiana!! E muito bem, por sinal... Não se precisa entender de futebol, basta ter o discernimento, assim como vc!
Aguardemos para vermos o que o time motivado de Dunga fará no campo!...
Helô

Lívia Inácio disse...

hahahahaha

Concordo plenamente!

Lívia Inácio disse...

Bill,

Obrigada por ter passado pelo outro blog! \o/

Peço desculpas pela mensagem doida lá!

Ainda bem que vc me falou.Agora eu já consertei!

Tenha um bom final de semana!

Bjinhos***

Anônimo disse...

Você não sabe o quanto eu fico feliz por uma Jornalista com um blog tão lindo e tão bom ter falado isso de mim!
Estou completamente feliz, hihi
Muito obrigada, seus posts são um arraso!
Beijo :*

ONG ALERTA disse...

Respeito quem gosta de futebol mas concordo que dão importância demais para isso, paz.
Beijo Lisette

Be Lins disse...

Não entendo nada de futebol, mas adorei a crônica. Gosto muito da copa do mundo por causa das festas e do espírito alegre que se espalha por todo canto.

Beijo,
agradeço pela visita.


*

Érica Ferro disse...

Sensacional esse texto! Mesmo.
Não há muito o que acrescentar.

Em relação a convocação, a visão da Tahiana é a mesma que tenho. Tanto estrelato não funcionou na copa anterior; é justo, sim, dar vez às estrelas em potencial, porque o que importa é a paixão, é o amor sincero pelo o que se faz, e não só por um exibicionismo barato.

E outra, detesto o comportamento pretensioso e orgulhoso do Neymar. Ele joga bem, e é bonitinho, mas só.

Beijo pr'ocês.

Vanessa disse...

Gostei do texto, viu?
Eu odeeeeeeeeeio o estrelismo de alguns jogadores...por isso confesso ficar meio desanimada de assistir jogo da seleção...Ainda assim, tenho amor pelo futebol.

Marina Melo disse...

Vou te falar, eu sou totalmente alheia ao futebol! Não ligo para copa e essas coisas, na ultima copa teve jogos em que eu tava dormindo, e nessa deve ser a mesma coisa! Acho que há coisas mais importantes.
Hoje meu pai brigou comigo, pq eu não sabia que Parreira é técnico da seleção da Africa do Sul, e me diz PRA QUE eu vou querer saber isso? Bem relevante, essa informação...mudou a minha vida.

Beijos..

Geisa Machado disse...

Assino embaixo em letras garrafais tudo o que a Tahiana colocou. Eu também não entendo de futebol, mas entendo de comportamentos medíocres.
Obrigada Bill pelo seu comentário no meu blog.
Bom final de semana!
Bjussss

lolla linkin(: disse...

oooi, obg por ter passado lá no meeu blog ^^
adorei a postagem ;
desculpa a demora para responder ;P
_ bom final de semana, baiseer ;

Josy Poulain disse...

Bill meu querido,

Olha, eu confesso que na copa eu torço e me 'descabelo' mesmo, mas o fato de ganharmos o título não camufla a minha consciência crítica em relação aos milhões de problemas que temos, a Tahiana está coberta de razão, assino em baixo em gênero, número e grau. Sensacional o texto...

Tati Tosta disse...

Olá... Minha primeira visita ao blog.
Primeiro muito obrigada pela visita e comentário.

Quanto ao futebol/copa e orgulho dos jogadores "bem" pagos, eu concordo plenamente com o texto, onde menciona a desmotivação dos jogadores por já terem conquistado seu espaço e acredito que isso seja algo que aconteça em qualquer profissão, não estou justificando a atitude imatura e prepotente desses jogadores, mas acredito que quando o dinheiro e a fama sobrem pra cabeça a maioria das pessoas mudam e a partir disso rios de mudanças de comportamento acontecem.

Quanto ao Ronaldinho Gaúcho, eu acredito que ele fez a escolha dele, teve uma postura que demonstrou que não estava pronto pra mais uma copa, errou o técnico que o convocou na copa anterior, porque de aquele tempo, ele não demonstrou a mesma 'garra' 'paixão' do inicio de sua carreira. E fiquei feliz do Dunga não tê-lo convocado. Da mesma forma que Adriano, com as suas irresponsabilidades, só tem feito que o povo veja que embora ele saiba bem fazer gol, não gosta de disciplina, não está preparado para regras e responsabilidades. Por isso não vejo como ele defender o Brasil em uma copa.

Gostei muito da 'matéria',concordo com vários pontos como já disse e embora eu, como a maioria dos brasileiros, saiba que o futebol tem sido cada dia mais um negócio altamente mafioso, quando chega nessa época de copa, eu não consigo não torcer, não pelo futebol, mas pelo Brasil, gosto da ideia do nosso país ser prestigiado pelo esporte. Gosto do esporte em si e por isso quando um brasileiro se posta pra representar o Brasil eu vibro, realmente paro no tempo pra assistir, pra acompanhar, pra torcer... Como os meninos do vôlei, os garotos da Ginasta, nossos corredores, nadadores... Mesmo sabendo de todo dinheiro que o esporte gera e o tanto que pode difundir a mente humana, não nego que gosto de esporte em geral.

Muito Prazer...


Grande Beijo

Magui disse...

Pois eu acho que vc entende muito de futebol

Eduardo Bispo disse...

Bom vamos aos comentarios desse tempo,você percebe o os estadio da lua aqui no blogspot continua cheio,que a torcida como sempre é fiel ao seu time, que tem como tecnico bill falcão, percebese que ele usa muito as criticas, que ele alfineta os jogadores que devem tar com o ego inflado.
Abraço ae biel gostei da postagem muito boa... mas ainda acho que a culpa é do roberto carlos com o meião dele.