lobo e lua

lobo e lua

14.2.10

Evoé, Baco!

Celso Japiassu
BLOGUEIRO CONVIDADO


A cidade se agita em datas de festas. Natal e Carnaval são os picos desse entusiasmo coletivo que se mistura ao calor do verão para resultar no confuso tempo de compras e de alegria, ambas obrigatórias.

Compras obrigatórias no Natal, alegria obrigatória no Carnaval.

Num, o comércio festeja vendas recordes; no outro, a indústria de bebidas e de outras drogas menos santas superam suas próprias previsões. A indústria de preservativos também festeja o Carnaval.

O trânsito pesado reflete o estado de espírito da cidade. As pessoas saem à rua e se transformam em povo e o povo se transforma em blocos que exalam odor de suor e de cerveja. Cada bairro tem mais de um desses grandes aglomerados humanos inquietos que arrastam multidões em cortejos absurdos.

O ruído produzido por um desses blocos é superior em volume ao estrondo de um trovão sobre nossa cabeça, só que não é passageiro como um trovão.

Suvaco do Cristo, Vem ni mim que sou facinha, Xupa mas não baba, Imprensa que eu gamo, Mulheres de Chico, Se não quer me dar…me empresta, Cutucano atrás, Se me der eu como, Rola preguiçosa, Spanta neném, Berro da viúva, Eu sou eu e jacaré é bicho d’água, Nem muda nem sai de cima, Bafo da onça, Bloco dos cachaças, Bagunça meu coreto, Meu bem volto já, Concentra mas não sai, Empurra que pega, Barangal e Senta que eu empurro são alguns dos comportados e barulhentos blocos que desfilam pela cidade.

Evoé, Baco!

Celso Japiassu pode ser encontrado aqui

34 comentários:

:.tossan® disse...

Já gostei de carnaval. Hoje acho muito chato pela mesmice, sambas que não são sambas e todos iguais.
Já sei estou ficando velho ranheta...Rsrsrsrsr...Gasto as minhas energias na praia e depois vou namorar. Belo texto de quem sabe e maneja muito bem palavras. Abraço

Heat disse...

é carnaval e eu fui pro meio do mato pra me esconder....

hahahahahahhahahahaha

Joéliton Santos disse...

Carnaval....gosto desse clima de festa brasileira....

Tenha um ótimo domingo.
abraços!!!

Cris Medeiros disse...

"Compras obrigatórias no Natal, alegria obrigatória no Carnaval."

É bem isso mesmo... ehehe

Beijocas

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Estava passando e resolvi entrar. Muito interessante o seu cantinho, vou dar uma exlorada.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom carnaval para você.
Saudações Florestais !

Deise Duarte disse...

se tivesse a velocidade de um trovão, talvez eu não achasse tão ruim...

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Já gostei de carnaval, mas me desinteressei.
Abraços!

Cinthia Bittencourt disse...

nunca gostei do carnaval, odeio escola é de samba e não curto festa de bloco..
Nao é a minha praia

Lu Dantas disse...

É sempre muito bom passar por aqui!

Aproveitei um pouco desses blocos e me diverti até agora. É claro que meu entusiasmo não é como antes e já não sou daquelas mais animadas, saltitando suada no meio da multidão, mas me divirto pelas laterais e até mesmo sentada numa mesa de bar, batendo as mãos no ritmo de carnaval...rsrsrs

Bjs

Penélope disse...

Bill, adoro este teu espaço pelos textos que aqui encontro, leves, mas profundamente reais...
Como muitos por aí já falaram eu também já gostei tanto de Carnaval, de pular as 5 noites e as duas matinês, mas o Carnaval de hoje não me apetece.
Fico mesmo em casa e quando dá viajo, se bem que no último Carnaval tivemos que voltar da viagem antes do previsto porque onde estávamos faltou água até para beber... rsrsrs coisas de Carnaval

S* disse...

Não gosto do Carnaval... acho deprimente.

Anônimo disse...

Ah como eu odeio o carnaval! ainda bem que tá no fim.
beijos

Anônimo disse...

Oi amigo Bill!
Está aí uma 'amarga' verdade...Compras obrigatórias no Natal e alegria obrigatória no Carnaval! Até quando as pessoas se 'auto-obrigarão' a serem condizentes com as famosas regras impostas?! Sei lá! Uma suposta alegria aquí,outra suposta alegria alí e assim, seguem seus caminhos!
***************************
Um beijo amigo e té+!

JuJu disse...

Curiosamente, é assim mesmo que funciona. Ao menos nessa faceta do Carnaval.
...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Luna disse...

è verdade parece que conforme as festas aparecem temos de ter um estado de espírito nem conformidade.

Enfim...somos seres comandados que pensamos que comandamos
beijinhos

Sandra Timm disse...

O carnaval é uma amostra grátis do inferno.

Se eu tinha alguma dúvida, perdi-as todas ao ler os nomes dos Blocos... o que me garantiram muitas risadas nessa madrugada e garantirão por muitos dias!

Beijo, Falcão!

Laís disse...

Carnaval pode ser resumido a isso ai,só só safadeza,bebida,suor pesado e mijo pelas ruas.Sem falar nas letras 'complexas' que fazem maior sucesso.Acho que o governo poderia tirar proveito do carnaval no Brasil e organizar mais as festas,as ruas e melhorar tudo.Passei em Fortaleza e com exceção das músicas na rádio,nem sinal de carnaval,não vi nenhum bloco.
beijo

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Carnaval hoje banaliza tudo.
Já foi uma festa com um teor cultural maior. Hoje se afunda na loucura desmedida...

Uma algazarra sem limite.

Abraço Bill.

Lilá(s) disse...

Não gosto do carnaval mas, gosto de ver o carnaval brasileiro.
Bjs

Carol Garcia disse...

USHAUSHSU, nunca liguei mto pra carnaval sabe mais esse ano eu fui e onde eu fui nem parecia carnaval na minha cidade veio bastante gente mais não vi uma briga nem ouvi falar, não tinha mta safadeza a vista, bebida tinha claro né, mais ela não deu mto problema não ~, pelo que eu vi e estava lá né, bom hj posso até falar que em meus 16 anos de vida esse ano de 2010 meu primeiro carnaval foi lega sim, e se for assim quero sempre ir, tbm nunca ligava mto pra ele mais pq não tinha ido e tudo era tudo falado demais das coisas que ouvimos que ele é, fora o barulho altíssimo e pessoas meio estranhas eu gostei muito !
e adorei ao jeito que vc compara o barulho do carnaval USHAUSH,
beejos :)

Anônimo disse...

Carnaval só é bom pelos dias "de folga"

Agatha Alves disse...

Pois é, é a mais pura bagunça e desculpe a palavra, putaria. As pessoas se comportam ou n o ano todo para quando chegar no carnaval fazer tudo qeu tem direito, como uns dizem, se libertar, é como uma época sme compromisso, festa, bebida, festa, sexo. Não vejo nada de cultural nessas coisas.Nunca fui de curtir o carnaval, mas se um dia isso aocntecer, com certeza n será com essa orgia que é hoje, não preciso disso pra dizer q to vivendo.
É o carnaval.. aff

T. disse...

Não gosto de carnaval. Gente suada emprensando, pular um percurso que eu não faria andando, barulho e gritaria....
hmm xa queto.

Dani Pedroza disse...

"Mas chegou o carnaval e ela não desfilou..."

Assim como no fim do ano, no carnaval a opinião predominante na blogosfera é de negação, recusa, saudosismo. O que mais se lê são frases como: Nada é como era antes. Tudo tão sem graça, sem qualidade. As músicas eram melhores, as danças eram melhores, as drogas eram melhores. Fico me perguntando: E as pessoas? Eram melhores? E quem eram essas pessoas ontem e quem são essas pessoas hoje? Às vezes penso que não foram os tempos que mudaram mas a nossa capacidade de ser feliz. Simplesmente ser feliz.

P.S.: A sua publicação do meu texto me rendeu muitas visitas, algumas trocas, algumas surpresas. Obrigada, querido.

Kamilla Barcelos disse...

Já é de se esperar de uma pessoa como eu, que não gosta de aglomerados humanos não gostar de Carnaval. Bem, eu não gosto, mas até quem sabe participaria de um, não sei.

Letícia Mello disse...

talvez seja mas festa para o comercio e para o turismo, do que para nós née .

beijos

Letícia Mello disse...

talvez seja mas festa para o comercio e para o turismo, do que para nós née .

beijos

Barbara disse...

Ah!
Já passou.
Agora é nadar em piscina de cinzas e que sejam vulcânicas...e frias naturalmente.

Anônimo disse...

Passadas as festanças, ou melhor, o feriado prolongado, volto ao normal aos poucos, pois a correria está me exigindo mais do que estou disposta a ceder, rsrsrs. Ando em falta por aqui, mas sempre retorno, gosto muito deste espaço, com histórias muito divertidas e reflexivas.

Beijos, Bill, bom domingo pra ti.

Nise disse...

Dois eventos que detesto. Natal e Carnaval...

Patrícia Andréa disse...

Ainda bem q o Carnaval já passou...

Bjus e bom domingo!

Mandy disse...

aaah eu não gosto de carnaval. O meu, passei dentro de casa na boa companhia de um livro (de vampiros...rs) e da internet.

^^

Tem post novo lá no Sook! > As bonecas bizarras do designer e ilustrador Andrew Yang! Passa por lá depois e confira.
XoXo

Dora Casado disse...

Olá, caro Bill!
Pois é. Estas datas comemorativas regem a vida da maioria. E nem todos percebem que lhes são impostas... ou fingem não perceber. É mais fácil se deixar levar. Mas alguns cansam e percebem então... rs rs
Cheiro grande e boa semana^^

cirandeira disse...

Oi Bill, esse teu jornal vai ficando cada vez mais interessante!
Também pudera...colaboradores de qualidade como o Japiassu, não se encontra em qq blog não, nÉ não?
Obrigada pela visita

Bjs