lobo e lua

lobo e lua

14.7.08

Existe um segredo em "O Segredo"?


Lana Esthevlana
REPÓRTER DE LUXO


Ultimamente eu tenho ouvido muito essa filosofia do "Segredo", que diz que "se você pensar em coisas positivas, atrairá coisas positivas". Bem, eu não li o livro de auto-ajuda e nem vi o filme/documentário, ou o que quer que tenha sido, então não sei se é realmente isso que é falado, mas a questão é a seguinte: já ouvi alguém dizer: "Positivo atrai positivo. Por isso pense em coisas boas e você terá coisas boas."

Mas, assim, quimicamente falando, isso é um erro enorme. Positivo repele positivo e atrai negativo. Não sei se essa filosofia de auto-ajuda do "Segredo" é baseada na química. Se não for, beleza. Realmente não tem nada a ver. Mas, se for, em que escola essas pessoas estudaram? É porque muitas "filosofias" que usamos em nossas vidas são baseadas na química, física e matemática, como, por exemplo, "toda ação provoca uma reação contrária e de mesma intensidade", para te convencer que não se faz com os outros aquilo que não queremos que façam conosco (e eu concordo, mas baseada principalmente no respeito).

E até mesmo o famoso e já citado "os opostos se atraem", para explicar o porque você se apaixonou por aquele(a) filho(a) da puta safado(a) idiota que não te merecia. Eu estou realmente querendo saber a base dessa super filosofia que resume todos os problemas da sua vida a pensar positivo ou negativo, e, assim, tornar você feliz para todo o sempre. OK, eu sei que menosprezei completamente a idéia e tal. Por favor, não me atirem pedras e nem me sequestrem para torturar ou coisas do tipo.

Tudo bem que eu deveria ter lido o livro ou visto o filme/documentário, mas já ouvi tantas pessoas falando a respeito que inevitavelmente acabei formando meu conceito a respeito da obra. Mas é que eu odeio profundamente tudo o que simplifica ao extremo nossas vidas. Então, pelo que há de mais sagrado: vamos cair na real?

E, pra encerrar, um diálogo legal que ouvi numa pracinha aqui perto de casa:

- Mamãe, me responde uma coisa?

- Claro, filho. O que foi?

- Mãe, se Deus nos dá o que comer, a cegonha traz os bebês e o Papai Noel os presentes no Natal, posso saber pra que serve o papai?

- ...

Essas crianças estão cada vez mais espertas, não é mesmo?

Lana Esthevlana também pode ser encontrada aqui.

40 comentários:

Unknown disse...

Vc acabou de destruir toda a minha filosofia de vida!!
Agora fiquei confusa!
Pensamentos positivos atraem ou não atraem positividade?!
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
acho que pirei!

Xavier disse...

Sei lá, olhando por esse prisma é meio complexo definir o que se pensar: Positivo ou Negativo.

Na dúvida, reflita sobre os fatos e pense de forma realista... As vezes da certo comigo...rs

Bjus e td de bom!

Menina Nina disse...

Acho que sou feito você.... nao gosto de livros de auto ajuda porque acho que quem os escreve se acha o dono da razão... e deve ter mesmo uma vida muito boa, ou ter uma mente milionária, ou ser ótimo nos seus relacionamentos para falar com tanta propriedade. Não li o segredo. O último livro desse tipo que tentei ler foi "o monge e o executivo" que é, de longe, o pior livro que eu já vi...

Adri disse...

Bill já vi o documentário, comecei a ler o livro, mas parei antes de surta... pode ate ser que isso seja real mas, tem que ter muita paciência coisa que não tenho... Bjoka ;)

disse...

Sou adepta do "o que vc faz volta pra vc", se vc sorri, os outros vão sorrir pra vc, se vc briga, vai ter briga de volta.

Bjo

Nathália E. disse...

Olha lá... Olhos azuis.

Então, até acho interessante essa filosofia positiva d'O Segredo, mas nada vai mudar minha opinião de que é um conto de fadas. Muito bonito no papel mas bem difícil na prática.

Beijo!

Nadezhda disse...

Essas crianças falam cada coisa. Minah irmã está aqui no quarto comigo e estou rindo bastante com ela.

Essa coisa de positivo atrai positivo. Não sei. O positivo não se atrai, você tem que conseguir com seus esforços mesmo.

(Quanto ao problema de travar o computador, não aconteceu mais).

;)

Cadinho RoCo disse...

O livro O Sgredo é, na verdade, coletânea de depoimentos de pessoas ditas iniciadas no assunto. Em síntese, o segredo está é na importância de termos sempre acordada uma energia positiva em nós mesmos. Nada de novo. Tem linguagem acessível e um sucesso de vendas respeitável. Ao meu pensar, trata do óbvio, posto que se você entra em uma disputa pensando que vai perder, sua chance de ganhar fica por demais comprometida. E para completar, a despeito dos princípios da química, pense na energia elétrica e una um fio com carga positiva a outro com negativa, para perceber a consequência. O segredo refere-se a essa energia que possuímos e que tem sim poder de emanação. Aliás, a Internet é exemplo claro disso.
Cadinho RoCo

raai. disse...

depois eu testo essa filosofia, eu li o livro, mas sim como sou fã das exatas eu não sei se prefiro arriscar ._.
Melhor me deixar com meus pensamentos malígnos mesmo, influenciados por você neh Nati?
:D
;*

Unknown disse...

Não Bill, minha vida é uma confusão...
Acho que iual a sua, sou de Brasilia, mas vim morar aqui no Piaui e tmb já me considero mais nordestina que candanga!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas sou louka pra conhecer Johnny People!!É assim que o povo chama é?
Bjo

Yvonne disse...

Não gosto muito de livros de auto-ajuda, então nem tomo conhecimento de nada disso.
Beijocas

Lelinha disse...

Tenho ouvido muito falar no segredo e tenho tentado trazer isso pra minha realidade e tem dado certo. Acredito que por mais que nossa vida seja física e química.. muitas coisas estão equivocadas..

Tipo isso dos opostos.. tem gente que acaba dando certo por ser oposta demais, mas eu prefiro uma pessoa mais parecida comigo, com meus sonhos, preferências.. Oposição não é uma coisa muito fácil de lidar e nem de conviver, né!?

Sei lá..

Beijo aos de beijo.
Abraço aos de abraço.

Até ;)

Sandra Costa disse...

Aff.. acho que vou deletar tudo o que li e vou logo ler o segredo. Dps te conto, tá?

Aaah, adorei o 'diálogo' final =)

Me dá teu youtube? me adicionaaaa:

www.youtube.com/srfdacosta

Bj Bill!

Sonia Regly disse...

Parabéns pelo belo texto.Obrigada pela doce visitinha.Gostei muito.Obrigada.

Memórias de Donha Baratinha: a baratinada, cascuda e sobrevivente disse...

Oi Lana, adorei o seu texto! Realmente só pensar positivo não adianta... mas veja bem, o pensamento precede a ação certo? Logo, a ação é a materialização do pensamento, suas naturezas são iguais... o que vc pensa, vc faz, oque vc faz é o que vc pensa! Valeu, bjuxxx!

Lugirão disse...

Não li nem assisti o segredo, mas o pensamento atrair coisas positivas, pelo menos para mim , não é segredo.

Muito bonito o seu blog, beijos

Anônimo disse...

Essa questão do "Positivo atrai Positivo" deve ter sido baseado na questão da reciprocidade: tudo que você faz, fala, age ou pensa volta para você.
...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Amanda disse...

Acho que tudo depende de vc, independente do que fale o livro ou o filme (eu ja vi os dois, sinceramente amei e aplico msm e dá certo no meu caso). Eu penso que vai no que vc acredita, se vc acredita que algo te faz mal, isso vai te fazer mal e assim por diante. Colocamos barreiras em nossa mente, e acho que O Segredo quis mostrar um modo de destrui-las.
Abraços

Camila disse...

Xô tentar explicar! hahahaha
Acho que a questao pnsar positivo atrai coisas positivas é essa:

-Eu vou tentar e vou conseguir e vai dar tudo certo...
Em vez de:
-Ah eu não consigo, é muito dificil...

Mais ou menos assim hahaha
ESPERO QUE TENHA SIDO CLARA hahha

abraços!

Menina de óculos disse...

Oi, Bia!!!!

O Piauí não é tão perto do Acre, mas a sua visita foi muito bem-vinda. A linha do Equador tbm tá distante, mas o importante é a gente ser feliz. Rs...
O meu arquivo eu tbm não entendo. Um dia desses, eu tava até tentanto encontrar um arquivo, mas eu desisti pq eu me perdi. Enfim...vou ver o que faço com ele. Prometo melhorá-lo!!!
Seu blog é muito estiloso. Gostei dele. Mas ainda não li os textos, pq estou de saída agora. Mais tarde, eu venho aqui e prometo lê-los. Aí eu comento mais!!!!
Novos amigos são sempre bem-vindos ao meu blog
Bjss
:)

Alessandra Castro disse...

Ahhh eu nunca hei de acreditar em tantas balelas, sobra-me somente inveja desta mulher que pegou oi? Uma ideia obvia e escreveu aos que naum possuem um pingo de confiança em si proprios.

Tou mau hj heim? :D

Lígia disse...

Se fosse tão simples assim...
Essa idéia é absurda! Algumas (várias) coisas são inerentes da nossa vontade.

Abortada a teoria por qui tbém...

Bill,
Estava viajando, por isso a demora pra comentar.
Grange beijo

Tatiani disse...

Eu acredito nessa coisa de ser positivo e tals... Mas esse Segredo já passou dos limites da realidade.

:o

*papai serve para dar a grana

Amanda Beatriz disse...

na verdade o livro complica um pouco a coisa! não é pensar positivo o tempo todo, você tem que pensar, imaginar, se ver na situação que quer, colocar fotos das coisas que deseja, não pode pensar na palavra "não", é meio complicado o negócio. mas de qualquer forma, eu acho que se você não correr atrás efetivamente das coisas, só pensar e imaginar e tal não é o suficiente. tem que se ter mais coisas aí. acho que pensar positivo é bom sim, te deixa de humor melhor e acaba deixando os ambientes mais agradáveis e tal, mas não acho que vá me trazer uma casa ou um carro!
beijos!

AnaLua disse...

Olá querido Bill! Bem, sou suspeita pq não suporto livros de auto-ajuda, e sobre esse tema, acho que eles pegaram um conceito até simples e óbvio de que se vc for uma pessoa positiva vai atrair positividade e amplificaram. Conheço pessoas bem ligadas a mim que se tornaram insuportáveis com esse papo depois que leram o livro.
Bjo grande!!!!

Kamilla Barcelos disse...

Bill, mto obrigada pelo elogio do meu layout. Reparei q o seu tb teve modificação, né?
Seu blog tb é um dos meus preferidos!! Só daqui q eu tenho notícias da Lua!
Eu já assisti ao filme o "Segredo", infelizmente! Nem aguentei assisti-lo inteiro. Não gostei. O livro é de auto-ajuda, outra coisa q não gosto!
Concordo mais com a sua teoria, do q a do "Segredo"!
Outra coisa q não gostei no filme, é o q vc falou, eles tentam passar a idéia de facilitar a nossa vida, só de pensar positivo, como se nós não precisássemos de lutar para conseguir o q queremos!

Teresa disse...

eu tou querendo ler esse "o segredo".
que foi indicado pela minha dermatologista, pois surgiu uma alergia do nada em mim e ela mandou eu ler. kkkkkk pq eu não sei, mas vou ler.
ah, e eu sou adepta da filosofia de que "os opostos de distraem e os DISPOSTOS se atraem".

=*

Vini Manfio disse...

a frase do final matou tudo...
hahahahhaahahhahahahhaha

Anônimo disse...

Eu não acredito em nada disso!Acho q vc ter uma visao positiva fara vc ver mais as coisas positivas e vc ter uma visao negativa fara vc ver mais as coisas negativas,mas nd atrai nd nao,o mundo nao esta sob nosso controle!

Anna Clara disse...

é o segredo de vender livros.

Rosana disse...

Oi Bill,
Apesar de todo o marketing que gira em torno do "Segredo", ele tem sentido sim. Nossos pensamentos têm energia e emitem vibrações intensas, não é preciso ser cientista ou entender de filosofia, química ou física para perceber isso. "O Segredo" trata de algo bem simples e não importa se é auto-ajuda ou não. Ele trata da força do pensamento positivo em nossas vidas, da vibração positiva que podemos emitir para nós e para os outros. O filme (não li o livro) foca muito em como conseguir coisas materiais através disto, mas não é isto o mais importante. É possível atrair coisas boas para a nossa vida tendo bons pensamentos sim! Com certeza!
Beijos,
Rosana
PS: você já teve melhores repórteres especiais, hehe!!

Anônimo disse...

olá amigo bill! em primeiro lugar espero que estejas bem e em segundo peço desculpa pela minha ausencia mas estou de ferias e so hoje é que postei e ando nas visitas :)
quanto ás tuas filosofias :) nao sei bem o que pensar :)nessa de que os opostos se atraem tambem nao concordo com isso,mas com o pensaar positivo e atrair coisas boas eu ja acredito e sabes pq ? eu nao tenho carro,nao tenho trabalho,naao tenho casa,nao tenho marido,nao tenho filhos e no entanto ando sempre de ferias ,tenho dinheiro,realizo as minhas viagens de sonho e ate vou editar o meu livro que dai para o mes que vem :) e isso tudo tem sido atraves da minhaa positividade e de pensar sempre eu quero e eu posso :)
aparece por cá :)
bjos e bom fim de semana
carla granja

Anônimo disse...

Quero um post novo! Viva a renovação!...
Ah! Se lembra que você vivia me cobrando um post sobre a nova Vila Sésamo? É que agora esse post está começando a existir...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

B. disse...

Tbm não li o livro nem vi o documentário, e concordo em tudo com a Lana.
A verdade, mesmo sem eu ter lido o livro, é a seguinte: São palavras e mais palavras pra no final dizer oq toda a humanidade sabe há seculos. Que pensamentos positivos atrem coisas positivas. PORÉM, isso nem sempre funciona, nem sempre as coisas parte dos seus pensamentos e sim de suas ações.

E sobre que, seguindo essa filosofia vamos ser felizes p/sempre...Ninguém é feliz pra sempre! Nunca! Por mais q uma pessoa ria e brinque em todo o tempo, há um momento q ela fica pensativa, ela fica triste. São apenas momentos felizes.

Qdo eu tô alegre, mesmo q as coisas deem errado pra mim, procuro ver o lado bom das coisas. Procuro ver o lado bom em tudo.

Bjos. =**

Leticia disse...

Essa história de " o segredo" não passa de uma moda de auto-ajuda.
Agora as crianças ... essas estão mais afiadas do que muito leitor de mil segredos kkkk

Bjks Bill.

Ricardo Rayol disse...

o segredo é algo cabalistico, positivo atrai positivo e para que isso aconteça nada melhor que saber por transmutação criogênica antecipadamente os numeros de uma mega sena acumulada.

ANA LÚCIA disse...

Será que livro de auto-ajuda, ajuda mesmo?
O certo e mais dito é que os opostos se atraem, então será que positivo c/ positivo da certo?
Polêmicas a parte o que vale mesmo é vc. Quem comanda as suas ações e atrai ou não coisas boas é seu cérebro. Então viva bem, pense positivamente, não use muito a palavra não, tipo: não consigo, naõ posso, etc, assim c/ certeza nunca precisará de auto-ajuda.
Abçs,
Ana

Betty Vernieri disse...

Passo longe desse tipo de livro. Não gosto mesmo.
O mundo está cheio de oportunistas que enriquecem à custa dos ingênuos, infelizmente...
Beijinho

Luanda disse...

"toda ação provoca uma reação contrária e de mesma intensidade", (...)Mas é que eu odeio profundamente tudo o que simplifica ao extremo nossas vidas.

Bom demais!

Letícia disse...

Ainda agora eu estava lendo sobre O Segredo, na verdade nem terminei de ler ainda, só minimizei a janela.
Na teoria, isso é algo que realemnet simplifica bastante nossas vida, como tu falou, mas tem uma enorme lógica: Se por acaso, estas super-empolgadopara conseguir uma nota boa em um exame, na hora em que fores faze-lo vais estar mais calmo e confiante e isso irá te ajudar a conseguir a boa nota. Mas se estás com medo, nervoso... Com certeza já vais fazer a prova pensando em como vais te fuder depois e que tu és um burro que nunca sabe nada com nada, e nem que estudou o suficiente.
No caso, é só confiança mesmo. É confiar no teu taco, como uns dizem por aí.