lobo e lua

lobo e lua

11.10.07

Jornal da Lua entra na Corrente da Amizade

Três amigas blogueiras, Betty, Rosana e Regina, indicaram o Jornal da Lua como "blog amigo". É a "Corrente da Amizade", que circula em nosso meio. Como nos passaram a incumbência de indicar dez blogs amigos, fizemos aqui algumas reuniões na redação e chegamos à conclusão que deveríamos escolher nossos amigos mais antigos, aqueles que nos acompanham desde o início.

É certo que novos blogueiros já se juntaram ao Jornal da Lua e também podem ser chamados de amigos, enquanto outros, por motivos alheios à nossa vontade, abandonaram o barco e foram singrar outros mares. Mas, como dissemos, vamos dar preferência aos que entram em nossa casa sem bater na porta, brincam com o cachorro e o gato e pedem uma xícara de açúcar pra fazer um bolo, dizendo que podemos ir lá depois pra comer um pedaço. São estes os nossos escolhidos da blogosfera, aqueles que admiramos como autores e temos como verdadeiros amigos:


MÃE GLOBAL

Quando iniciamos nossa aventura, em abril, procuramos alguns blogs parceiros. Depois de horas de tempo perdido, quando descartar a caixa de comentários começava a ganhar força, surgiu o Mãe Global, como a aurora de um novo dia. Descobrimos então que existia vida inteligente na blogosfera e que, afinal, criar um blog poderia ser uma boa idéia. Se o Mãe Global existia, poderiam existir outros do mesmo calibre. Foi um alento. Rosana e sua amiga Gladys falam de temas sempre importantes, que precisam ser repetidos à exaustão, até que o ser humano passe a cuidar melhor de si mesmo e do planeta em que vivemos. Além disso, Rosana dá o exemplo, não fala de saúde e ecologia apenas porque são "temas da moda". É gentil, educada, generosa e preocupada com os amigos. É uma verdadeira Mãe Global.

BLOGGENTE

Numa de nossa visitas ao Mãe Global, descobrimos a Yvonne, do Bloggente, assim mesmo, tudo junto. Yvonne é uma admirável cronista de nosso cotidiano, que trata as palavras como quem faz um passeio pela cidade. Por mais complexos que sejam os temas, ela nos entrega reflexões tranqüilas, acessíveis a qualquer um. Discorrer sobre certos temas, com a naturalidade e a simplicidade que Yvonne consegue, não é tarefa fácil. O Bloggente entraria facilmente em qualquer lista dos melhores blogs da Web. Nós, do Jornal da Lua, não somos bobos e já a contratamos para a nossa equipe.

PALAVRAS

Patty Alves é a dona do "Palavras". E que palavras! É outra blogueira excepcional que encontramos via Mãe Global. Patty lembra Neruda, que faz poesia para uma simples vassoura. Mas, não estamos aqui falando de poesia em seu sentido tradicional. Não é nada disso. Patty é outra brilhante cronista, mas, ao final da leitura de qualquer um de seus textos, ficamos com a nítida impressão de que lemos uma poesia digna de Pessoa, de Drummond. Tal a delicadeza com que ela trata as palavras. Não há uma palavra em excesso, nem uma palavra que fique de fora. Depois da leitura das palavras da Patty, parece que não há mais nada a dizer. Ela consegue, mesmo em um pequeno post, esgotar um assunto. As palavras gostam dela. Não há quem não goste de Patty Alves. Para nós, do Jornal da Lua, é uma missão impossível.


CLÍNICA DA PALAVRA

A valente gaúcha Maristela Bairros também analisa fielmente os temas do cotidiano, mas joga por cima, depois do prato preparado, uma dose de humor à moda da casa. Não há quem resista aos seus comentários irônicos, sempre em cima dos fatos, por pior que sejam. Ela não se deixa levar pelo desânimo e sai "Chutando o Balde", título de seu livro genial, que já recebeu o aval de personalidades como Jô Soares. Maristela não precisa provar mais nada. É um talento consolidado e indiscutível, pelo menos para nós, do Jornal da Lua, que a contratamos logo após os primeiros contatos.

CARAMINHOLAS

Usar o humor para passar por cima de seus problemas é a especialidade da paulistana Alê Barros, do Caraminholas. Alê, como uma personagem de uma comédia de Woody Allen, nos fala de seus micos diários, sem esconder nada, nos lembrando que somos humanos e as mancadas fazem parte de nossa existência. Se o genial cineasta lesse o blog da Alê, com certeza teria muitos argumentos para seus filmes.

BETTY

O blog tem o nome dela: Betty. É ali, naquele espaço iluminado, que ela nos faz refletir sobre os mais diversos assuntos. Quando quer, faz poesia também. Em verso ou prosa, Betty tem um estilo original, é uma autora indispensável na blogosfera. Ainda por cima, nos trata como velhos amigos, o que é ótimo. Recentemente, teve que se ausentar do blog, por motivos familiares, e, na volta, mandou um e-mail para cada um de seus leitores, cada um de seus amigos. No mundo de hoje, em que somos tratados como números, Betty é uma estrela brilhante que nos faz olhar para o alto, para a vastidão do Universo. E nos lembra que "ser humano" é "ser" humano.

ENCANTO

Elisabete Cunha é uma lutadora. Não se preocupa se o tema que vai abordar é bom e agradável, ou ruim e chato. O que importa é a utilidade. Se for preciso, ela joga na tela e disseca como um médico legista. O resultado é uma visão clara do assunto abordado. Tudo numa extrema leveza. A gente vai lendo, lendo, nem percebe o tempo passar. Mesmo um post sobre a fome fica fácil de ler, se estamos no Encanto.


SHEHERAZADE

Regina, do Sheherazade, é uma arretada pernambucana que poderia muito bem ser roteirista de programas cômicos na televisão. Escreve com uma elegância difícil de se ver, mas é implacável em seus comentários, analisando as mazelas, principalmente do Brasil moderno, com uma lucidez impressionante. É impossível parar de ler qualquer um de seus textos. Mesmo que o leite esteja fervendo no fogão, a gente deixa tudo pra depois, mas não deixa um texto de Regina pela metade. É craque no assunto, deveria ser leitura obrigatória para todo mundo que pretende criar um blog.

PAIXÕES E ENCANTOS

Carla Granja, do Paixões e Encantos, é uma adorável lusitana que faz com que nós, brasileiros, reflitamos sobre nossa habitual tendência de pensar que os portugueses são todos tristes e vivem reclamando da vida. Para Carla Granja, não tem tempo ruim. Ela deixa tudo que é ruim de lado e foca a atenção nas coisas boas da vida. Canta o amor e suas delícias. Quem pode ser contra? Em cada post, Carla nos remete aos poetas de todos os tempos, sempre cantando o amor.

MY CAT BLOG

No mês de setembro, Juliana Helena, a Juju, completou 15 anos de vida. Essa jovem estudante, que mora em Teresina, no Piauí, escreve muito melhor, e com muito mais conteúdo, do que muita gente grande. Se as grandes autoras citadas acima representam o presente inteligente dos blogs, Juju é o futuro inteligente da blogosfera. Porque não basta apenas ter futuro. O futuro precisa ser melhor do que os dias em que vivemos. E o My Cat Blog nos dá essa esperança. Juju é a maior incentivadora do Jornal da Lua. Como o pessoal aqui é muito preguiçoso, toda semana ela nos manda recados do tipo "quero um post novo". E a gente tem que se virar!

E assim caminha a blogosfera. Novos blogueiros se unem ao Jornal da Lua, como Vieira Calado, Ricardo Rayol, Saramar, Mariana, Paola, André Werner, Ana Paula Garrido, Ana Paula Montandon... Onde estiver um blog inteligente, com gente amiga no comando, o Jornal da Lua estará ao lado. Para divulgar. Para ser amigo.

14 comentários:

Yvonne disse...

Bill, tô muito feliz com esse carinho, ou melhor, estou boba com seus comentários. Muito obrigada meu querido, espero que a nossa amizade deixe de ser virtual logo. Tô doida para fazer um passeio por Belzonte. Obrigada por tudo.
Beijocas

Anônimo disse...

Oi Bill querido,tudo bem???
já voltei ao trabalho sim,só
que essa semana precisei me afastar pois
estou com uma infecção,nada grave.
esse mes não estarei tanto tempo trabalhando,mas preciso de repouso.
Beijokas

ninguém disse...

Bill, quando comecei a escrevinhar na tal blogosfera não imaginei que seria tão bom, que valeria mais que todas as terapias que já fiz na vida, de que eu faria amigos reais tão fora de série como você. Que, de quebra, ainda me traz outras amizades como a Ivonne e a Betty e as gurias do Mãe Globa. Se isso é ser feliz, empilha mais este teu post, e estou mais faceira que chinoca em dia de festa na fazenda!
Deus te proteja sempre.
bj

Anônimo disse...

olá meu amigo! nao sei como agradecer tanto carinho,tanto calor humano,tanta confiança k tu tens em mim e pela a atenção k me dedicas :) te agradeço do fundo do coração eu já ter entrado assim tao de repente e ser nomeada e com palavras tão bonitas:) os portugueses não são tristes não:) eu pelo menos adormeço e acordo com um sorriso na cara:) é claro k ás vezes me sinto menos bem,mas isso é normal em todo o ser humano:) hje deixo um poema,mas aviso já k não t^^em nada a ver ,nem tou apaixonada é só um poema :) espero por tua visita .
obrigado meu amigo
bom fim de semana
bjo
carla granja

Betty Vernieri disse...

Bill, meu querido amigo

Faz isso comigo não! Já sou sensível demais por natureza, mas ultimamente ando passando da conta. Você me emocionou pra valer, principalmente por ter demonstrado me conhecer tão bem.

Não sou de falsa modéstia, conheço razoavelmente minhas qualidades e defeitos, e sei que entre as qualidades está ser realmente amiga dos amigos. Por isso, nunca se esqueça do quanto lhe quero bem, e conte comigo sempre, para o que der e vier.

Um beijinho carinhoso
Betty

Anônimo disse...

Gostei muito das indicações, Bill. Visitei quase todos os citados e vocês têm mesmo muito bom gosto! Abração!

Anônimo disse...

Hahahaha, Bill! E se eu encho o seu saco dizendo "quero um post novo" é porque só sou uma garota com sede de leitura. E já que você diz que eu sou o futuro inteligente da blogosfera, digo que além de futuro, sou presente também pois tô agindo desde já. Muito legal a homenagem!
...
Ahn, Bill, só uma coisinha: poderia me preservar de passar o meme adiante... é que sempre foi difícil para mim responder a memes desse tipo...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Luma Rosa disse...

Seus amigos são excepcionais!! Pelo menos 80% são amigos meus também! Beijus

Anônimo disse...

Tsc...Tsc...Tsc...Xiiiiiiiiii como andei perdendo coisinhas quando estava longe...rs
Passados todos os sustos ,choros, alegrias, e inspirações, estou de volta Bil e CIA =)
Vou conhecer os blog escolhidos...Eitaaaaaaaa tava com saudade de sair conhecendo lugares magníficos pessoas especiais e amigas como vcs...Bjs e uma semana maravilhosa...

Anônimo disse...

Poxa vida querido Bill,

Agora até inflei de tão feliz que fiquei com sua indicação, e melhor ainda com a forma linda que descreveu meu blog...super carinhoso!!!
O mais engraçado é que eu leio e releio meus posts e não acho tão bacana...mas se vcs leitores gostam, pra mim está perfeito.
Valeu querido.
Beijos e linda semana...
ps:já já tem post novo...

Rosana disse...

Bill,
Como a Maristela disse, acho que nenhum de nós quando começou poderia imaginar que seria tão gratificante fazer amigos na blogosfera. Eu não tinha idéia que ia encontrar pessoas tão especiais e que essa "corrente da amizade" iria crescer. É muito bom e assim a gente vai seguindo!
Beijos e boa semana!
Rosana

Sheherazade disse...

Bill, querido!
Tô em falta com você, logo no momento em que recebo uma homenagem tão carinhosa. Fiquei tão "prosa" com essas tuas palavras, que agora corro o risco de ficar "metida a besta" ... Será?
Obrigadíssima, amigo. Não foi sem razão que te listei na "corrente da amizade".

Beijos agradecidos!

Anônimo disse...

Querido Bill,
Mais uma vez muito obrigada pela indicação, viu?
Vc também faz parte da minha corrente de amigos, melhor, da minha aliança de amigos que é de ouro, não tem começo e nem fim.

Aproveitei pra espiar a lua e o Dr. Hieronymus Bruegel, lindos!!!!

Um beijo

Ana disse...

Bela lista!
Os blogs que ainda não conhecia fui dar uma olhadinha e gostei muito!
Valeram as indicações!!