Há pouco mais de um ano, eu fazia minhas tradicionais navegadas quando fui cair num blog que logo mudou meu estado de espírito. Era o Cólica Mental. Fiquei ali, lendo vários posts. Há tempos isso não me acontecia. Procurei saber quem escrevia daquela maneira, com tanto humor nas entrelinhas, juntando Sartre e Simone de Beauvoir com Zorra Total e CQC!
Era Nathália Esthevlana. E com apenas 18 anos!! Logo a convidei pra fazer parte do Jornal da Lua. Trocamos e-mails pra acertar os detalhes e conheci um pouco mais daquela autora tão diferente. Fizemos algumas experiências e dei a ela o cargo de colunista anti-social. Os jornais tradicionais têm colunistas sociais. Aqui Nathália é a colunista anti-social, usando o codinome de Lana Esthevlana. Tirei isso de sua própria definição de perfil que vi no Cólica Mental. E como ela se recusa a escrever o novíssimo “antissocial”, continuamos à moda antiga.
Um dia, ela me disse pra olhar um “blog de testes” que tinha em seu painel. Lá estava um novo template pro JL, com aquela Lua imensa! Claro que adorei! Continuamos trocando ideias e nos conhecemos pessoalmente em setembro do ano passado, numa exposição sobre Clarice Lispector, no Rio.
Meses antes, fiz uma página na rádio Last FM, mas acabei esquecendo de voltar lá. Em seu blog, Nathália criou um link, “Também estou na Last FM”. Fui lá, curioso pra saber o que uma representante do século 21 gostava de ouvir. Foi uma de minhas maiores surpresas. Quase tudo que ela ouvia era o que eu ouvia desde a minha adolescência! Ela conhecia tudo que eu conhecia e muito mais!
Numa noite, depois de entrar na página dela na Last (o que faço até hoje!) e ficar ouvindo suas faixas escolhidas, tive um sonho: eu estava em 1969, o que aconteceu a seguir indicava isso. Toca o telefone e vou atender:
- É Nathália! Vamos pra Woodstock?
No sonho, Nathália tinha 18 ou 19 anos. Na realidade, ela só iria nascer dali a 20 anos, em 1989. Mas, em sonhos, épocas, lugares e pessoas que não se conhecem se misturam, pelo menos comigo é assim. Então, neste sonho, nós éramos vizinhos.
- Wood... Como é?
- Woodstock! Ouvi agora no programa do Big Boy, na Rádio Mundial. Vai ser em agosto, três dias de festival, imagina! Dias 15, 16 e 17 de agosto!
- Mas, onde é? É festival de música?
- Woodstock fica perto de Nova York! Quase todos os grandes vão pra lá, pensa bem! Não podemos perder!
- Nova York? E quais são esses grandes?
- Quais são? Anotei aqui: Jimi Hendrix, The Who, Santana, Ten Years After, Creedence, Joan Baez…Bob Dylan não vai, mas podemos procurar em Nova York, fiquei sabendo que ele tá lá! Não me pergunte pelos Beatles, que eu sei que você vai perguntar! Eles não vão. Nem os Stones. Mas parece que até Janis Joplin vai. Quer mais? Crosby, Stills, Nash and Young, Country Joe and The Fish, Joe Cocker...
- Você tá me gozando, Nat? Esse pessoal todo junto? Vai ser um festival tipo o que houve em Monterey, dois anos atrás?
- Isso mesmo! Só que com muuuuitoo mais artistas! E nós perdemos Monterey! Esse nós não vamos perder! Vai logo arrumando a mochila e o sleeping bag!
- Nooossaa! Vamos ver Hendrix de perto? Claro que eu topo! Vai ser ao ar livre?
- Passa aqui mais tarde que eu te conto tudo. Agora tenho que ir numa passeata contra a ditadura. Você não quer ir?
- Tô trabalhando. Contra a ditadura, mas acho que vão censurar meu artigo. Tem Coquetel Molotov aí?
- Hahaha! Meu grau de violência e repulsa a esse povo não chega a tanto. Mas, se for preciso, treinei jogar pedras na tropa de choque. Vou seguir de braços dados com diversos artistas, como na Passeata dos Cem Mil, ano passado. Cara, de repente eu conheço Chico Buarque, já imaginou?
- É mesmo, pena que eu não posso ir. E o lema de Maio de 68 continua, né?
- Sim, “É Proibido Proibir”. Ah, sábado estréia o filme do Bergman! Não esquece, hein?
- Não esqueço, vamos juntos! E tô louco pra ver “Sem Destino”, já te falei dele, não foi?
- Com Steppenwolf e Hendrix na trilha sonora? Claro! Compra logo o disco, vai sair aqui antes do filme!
Quando acordei, percebi como eu a via. É uma típica garota dos anos 60, mas que passou a infância nos anos 90 e entrou na adolescência junto com o século 21. Ela soube estudar o passado recente e entendeu tudo muito bem. Por isso, poderia tranquilamente passear com Janis Joplin em Copacabana ou jantar com Woody Allen em Nova York. Aliás, se Woody Allen fosse mulher, seria a Nathália!
Em um de seus posts, Nathália diz que não vê nada de mais no dia de seu nascimento, que muitas vezes nem se lembra, que a data não mudou em nada o rumo da humanidade. Típico pensamento de uma garota dos anos 60, adepta da Contracultura.
Tá OK, Nat! Então, em vez de te dar os parabéns pelos seus 20 anos no dia 13 de abril, fica aqui esta pequena homenagem. E, claro, vamos pra Woodstock!
57 comentários:
A Nathália é uma pessoa muito querida pra mim e merece todas as homenagens!
Beijocas
A Nathália é o tipo de pessoa que deve ser comemorada todos os dias :P
Beijocas aos dois.
(E se rolar Woodstock, por favor me chamem!)
Ô Bill... Nunca me emocionei tanto com uma homenagem.
É difícil encontrar uma pessoa que consiga entender tão bem essa jovem dos anos 60 que eu tenho presa dentro de mim.
Quando inventarem a máquina do tempo, vendo minha alma para poder usá-la. Hahahaha
Daí a gente marca de se encontrar e vamos revolucionar juntos, ok?
Quando você vier pro Rio de novo, a gente vai ter que se ver.
Só um abraço vai conseguir retribuir todo esse carinho imenso que eu tenho por você. E só assim eu vou conseguir agradecer a estas palavras tão bonitas.
Muito obrigada.
A Nathália é uma pessoa especial.
O humor, o carinho e a inteligência dos seus posts e comentários, fazem com que ela seja admirada e querida por todos.
Bela homenagem, Bill.
Um abração.
Sempre vi o nome dela no fim de algumas postagens, mas imaginava uma pessoa tão diferente!
;)
Passei para desejar uma óptima Páscoa, com direito a tudo o que merece!
Beijocas doces!
...olá, Bill, que bom passar aqui no jornal e ler/ver essa linda homenagem. Não conheço a pessoa que a recebeu, mas, pelo visto, todas as palavras são mais que merecidas. É muito bom mesmo perceber, com isso, que ainda há pessoas que se importam umas com as outras, que se gostam e demonstram isso de maneira tão sincera...
abraço do alex...
Ela é eslava, russa, checa ou polonesa?Lembra até aminha avó (nascida na Eslováquia e criada na Polônia), que dizia que a sua data de nascimento era só mais um dia de limpar a casa e ver o noticiário na TV, sem nada de especial para acontecer, ese acontecesse, não seria com ela: no máximo alguém se lembraria e driaalgum presentinho de camelô...
Gostei daqui!
Linkando e seguindo!!!
Voltarei sempre, bjos no coração!!!
Bill, sempre me enterneço com essas demonstrações de amizade que vejo por essa blogsfera.
É gostoso de ver como pessoas de mundos diferentes, de repente, não mais que de repente, se descobrem e daí nasce uma bela amizade.
Vc é Nathalia são pessoas especiais, perce-se isso pela maneira como sentem essa ligação vinda de uma passado vivenciado por vc e sonhado poer ela...
Mil beijos e meus parabéns pra vcs!
Para Nathalia, que da força da sua juventude, tire a sabedoria para viver a vida...
Coisa que ela parece saber muito bem...
Com carinho!
A.
ahsuahsuahsuhaushaushausha
Cara, que sonho doidooo!!!
É bom saber que cada vez mais os adolescentes vão percebendo que muitas músicas atuais são ridículas, e não condizem com o momento vivido por nós =~ Enfim, old rock é o que há! \õ/
Bjo Bill, mudei meu blog, é só clicar aki no meu nome e vai pra ele! =*
ela parece ser uma pessoa incrivel mesmo! vou visitar o blog dela.
parabens para a lana! hehehe!
beijo!
Que linda homenagem, Bill, emocionante!
Vivas para a Nathália!
Um beijinho para vocês dois, e Feliz Páscoa.
Nunca estou em casa às 20h30, tô sempre na facul!
haha, vou dar uma passada lá no Cólica Mental e conferir os escritos da tão bem dita Nat!
Meus sonhos, nunca tem muito dialogo, preciso ver qual é o problema! rere;
bgsmil :*
Essa homenagem já é um grande "parabéns". Bjs !!!
Adorei o post. Parabéns á minha quase-chará, pelo aniversário, e pelo ótimo blog. :*
Foi um dia em que encontrei dois dos melhores achados na blogosfera até hoje. Naquele dia achei o Jornal da Lua através do Cólica Mental, que também estava conhecendo.
Achei fenomenais os dois. Tanto é que até hoje sempre apareço em ambos.
A Nathália certamente tem um dos sensos de humor mais bem afiados que já vi. Rio bastante com os posts dela. Além disso, sempre costuma colocar em meio ao humor opiniões bem pertinentes sobre as coisas.
E esta postagem aqui ficou ótima. Adorei o diálogo "contracultural" de vocês.
abraços!
http://solucomental.blogspot.com
http://ladobdiscotrash.blogspot.com
Uma das coisas que eu gosto bastante na Nathália é que ela realmente tinha tudo para virar uma "blogstar" daquelas que não dão a mínima para os seus leitores e só vão nos blog alheios como forma de divulgar o seu próprio blog.
E, realmente, levei um susto quando descobri a idade dela.... rsrs.. Tem certeza que só são 20 anos?? rsrs...
Besos, guapo!
Bill, não conheço a Nathália, mas isso não importa. O que vc passou aqui é a sensação e a emoçao de que uma amizade fica selada, maracda, sacramentada. Isso é o melhor de tudo.
Beijão
.............Cris Animal
Bill, não conheço a Nathália, mas isso não importa. O que vc passou aqui é a sensação e a emoçao de que uma amizade fica selada, maracda, sacramentada. Isso é o melhor de tudo.
Beijão
.............Cris Animal
E de pensar que eu só a conheço através da Lana... Puxa.
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!
Linda homenagem hein Bill!
Parabens pra ela!
Bjos e td de bom!
Que post lindo!
Uma homenagem dessas não é para qualquer um não!
Descobri primeiro o blog dela para depois chegar aqui e sempre me divirto basntante com os dois!!
Felicidades para a dona moça.
Meus Deus que post imenso sobre a Nathália!! Ela faz aniversário junto com a minha mae ahaah!! olha nao sei quem é a garota, mas ja li muitos posts citando o nome dela aqui no seu blog!!
Parabens pra ela entao pelos 20 aninhos!!
Ahh, eu adoro o blog dela
;D
E ficou mto legal seu post, e que sonho em cara?
huahua
parabéns pra ela, amanhã sou eu!
;D
Bill, vim só te contar que aprendi...rs
Vc é m bom professor...rs
Agora já sei linkar!
Mil beijos e carinhos!
Ter amigo é o que há!
Belissima homenagem!
Beeijo =)
Ai, que homenagem mais diferente, fofa e sensível. Adoro o blog dela, e sempre me divirto muito.
Beijos
Mas essa homenagem foi muito mais linda e original que uma mero parabéns, com certeza. Nem conheço essa menina "anacrônica" ou seu blog, mas até fiquei com vontade.
Parabéns atrasado para ela ;*
E obrigada por passar no meu blog.
Muito bom o post. Adorei!
Bjos e saudadessssssss
Ah e a dieta não apareceu ainda. Não tô inspirada... ainda tem chocolate no ninho, vu? hehehe
que legal sonhar com o woodstock eu não tive o privilegio de sonhos tão bem sonhados rsrsrs
ganhaste uma nova seguidora!
Parabéns para a Nat.
Cadinho RoCo
Pôxa!
Que homenagem arretada, Bill! Já tô curiosa pra conhecer a Natália. Alguém assim, dito por ti, tem que ser especial, mesmo. Parabéns pra ela e pra ti, que a descobriste perdida neste século.
Beijosssssssss
20 aninhos??????? Meudeols que lindo. e ela merece todas as comemorações possíveis.
Olá!
Vim só pra avisar que tem post novo lá no meu blog! Passa lá!
Bjus e tenha uma boa semana!
Pretendo não fazer nada daquilo se for BBB, mas ainda assim conto com o seu voto. haha
Um beijo pra Natália que de antissocial (para convencer-me de que agora escrevo certo) não tem nada. Ela é bem amada por aqui ;)
E mais beijos pra vcs
Puxa,que bela homengem...não me furtarei de conhecer o Blog da Nathalia..parabéns para ela e pra vc!!
bjus
que legal essa história!
é sempre bom conhecer pessoa que gostam das mesmas coisas que nós.
Parabéns para ela!
ps: eu também tenho lastfm, me adiciona lá mais tarde se quiser (http://www.lastfm.com.br/user/CherryOhBaby)
Bill,
Estou saindo direta daqui para conhecer o Cólica Mental. A Natália, que você homenageia neste post deve ser muito especial.
Já não se fazem mais Woodstocks, como aquele. Paz e amor.
Abraços,
Odette
Feliz aníver pra Nana o/!
ó parabens pra ela!!!
ooo Bill, que bom que esta funcionando o remedio no seu amigo de 4 patas! Ficar sem passiar NINGUEM MERECE né!
ahahahahah
Mas que declaracion?!!?
Muito lindo!!
E essa gaiata merece mesmo isso ai e muito mais! Ela é uma fofurinha!
=D
bju Bill
Tudo de bom pra Nath!!!!
Bjo
Não conheço ela mas vou conhecer daqui a pouquinho! ^^ kkkkkk
Sumi né?
:*
Bill,
Uma homenagem linda. A Nathália só tinha mesmo que se emocionar.
Beijoss
Ahhh como eu adoro a Lana! :) aqui e no cólica também!
Vamos e voltamos.
Cadinho RoCo
Eu gosto da Nathalia. Posso ir no Woodstock com vc?
Abs
Amelie
parabéns para elaaaaaaa
bill, que saudades!
=)
pouxa!
e eu que pensava que nunca se poderia fazer amigos de verdade na blogosfera, essa foi uma grande surpresa!
ahasa, Natália. e Bill, que homenagem linda! linda mesmo!
e parabéns! para os 2! conseguem muito com o JL!
Ela é ótima!!!
Passei para desejar um grande fim de semana e para convidá-lo a saborear o meu novo post em:
EROTICAMENTE FALANDO
AtREvA-Se 1 Vez mAis...
Beijos intemporais
Ai que gracinha sua admiração e carinho
vou espiar lá pra saber o que rola, fiquei curiosa
e aproveito pra desejar um ótimo findi e feriado tb
Beijos!
Bill:
o que mais gostei em seu blog não foi a inteligencia como já comentaram. É sim, difícil encontrar uma inteligencia que se coloque fora, que saia do centro, que seja etno ao invés de ego.Como voce faz publicando os outros e praticamente escondendo o próprio email atras do preto.
A estrutura do blog me leva a imaginar o perfil que não achei. Não me considerei tão intima a ponto de perguntar-lhe por e mail quem é voce.
Mas se quiser saber quem sou pode me fazer uma visitinha no www.isabeloh.blogspots.com (ainda sou neófita) ou escrever para isabeloh@gmail.com.
Abração, Bel.
Bill, a Nathalia faz 20.E a Yvonne fez quantos, hein??Além disso, deu uma sumida dos diabos.Será que ela também está em busca do tempo perdido????Acho que brevemente, vc vai ter que inverter as coisas e colocar a Yvonne para substituir a Nat e vice-versa.Já pensastes nisso???bjs e dias felizes dentro de PARABÉNS INFINITOS PARA ESSA MENINA QUE BEM PODERIA SER MINAH FILHA.
Como sempre tudo é muito bom por aqui! Desculpa a correria, ás vezes passo e não deixo nenhum recadinho, mas estou sempre lendo!
Postar um comentário