lobo e lua

lobo e lua

18.4.09

Dicas de uma blogueira


Dama de Cinzas
BLOGUEIRA CONVIDADA

Modestamente, Dama de Cinzas deu a este post o título de "Não é uma receita de blog". Mas nós acreditamos que é uma bela receita sim. Lemos atentamente, arquivamos e recomendamos que muitos blogueiros que querem manter suas páginas por muito tempo leiam também.

Os que me conhecem sabem que quanto mais me mandam calar a boca mais eu falo. Então resolvi escrever sobre um assunto do tipo "não se meta nisso que não é da sua conta". O que vou passar não é uma receita para que você tenha um blog de sucesso, nem como escrever melhor seu blog, nem nada disso, afinal não me sinto nem um pouco capacitada para tal coisa, mas são uns toques que um rapaz me deu lá por volta de 2003, quando comecei a escrever meu primeiro blog.

Dicas para que você consiga levar seu blog de maneira menos cansativa tanto para você como para quem o lê:

- Evite se obrigar a escrever posts diários, eles cansam demais o autor do blog, pois no início os temas brotam como mato, mas, com o decorrer dos meses, encontrar um tema fica tão difícil quanto um parto! Simplesmente sua mente vai se enchendo de um branco total, e a angústia bate forte. A qualidade do blog tende a cair. Com o desespero, vem o cansaço, você sente que não consegue mais escrever como antes e quer dar um ponto final naquela tortura, acabando com o blog ou abandonando. Deixe sua mente fluir, siga os sinais da vida e escreva quando der vontade. Obviamente, vontade e criatividade variam de pessoa pra pessoa.

- Posts diários cansam também quem te acompanha. Por mais que se goste de ler blogs, um dia ou vários outros você não quer abrir site nenhum. Ou tá cansado, ou seus calos estão doendo, ou brigou com seu(ua) amado(a), ou pegou uma chuva quando saiu do salão depois daquela escova maravilhosa, ou seu time de futebol perdeu. Enfim, todos nós estamos sujeitos a tempestades e trovoadas e não temos a capacidade de ficar todos os dias acompanhando as postagens de todos os blogs que gostamos.

- Evite repetir assuntos do tipo "peguei uma gripe danada", "não tirei boas notas", "amo meu namorado(a)", enfim tudo que tenha a ver com um cotidiano que faz parte da vida de todas as pessoas, a menos que esteja escrevendo um diário para que pessoas do seu convívio te acompanhem. No mundo virtual, assim como no nosso dia-a-dia, ninguém quer saber dos pequenos detalhes da sua vida, daquilo que acontece a todos, todos os dias. Procuramos por informações diferentes, assuntos que nos estimulem a pensar, ou situações inusitadas. Posts tipo "minha tia foi dar banho no gato e ele correu molhado pela casa toda" simplesmente entediam o leitor, que acaba nem lendo até o final.

- Relacionado ao item anterior, procure escolher temas que estimulem as pessoas a pensar. Inclusive, quando quiser escrever sobre sua vida, ligue o acontecido a um tema de interesse de todos. Isso é algo que faz o leitor ter tesão de ler seu post, e não apenas ler sobre um problema ou acontecimento que ele não conhece na totalidade.

- Não espere que os seus melhores textos sejam reconhecidos. Tantas vezes escrevemos um post que julgamos banal, e é aquele que o pessoal mais gosta, e o vice-versa também acontece...

- Se você quer que seu blog seja bem comentado, terá que comentar nos blogs dos seus colegas blogueiros. Assim como você gosta que leiam um texto que teve o maior trabalho de escrever, todos na esfera blogueira esperam o mesmo!

- Tente descobrir qual o seu melhor estilo. Se você é um excelente poeta, aposte nos poemas. Se escreve bem crônica, abuse desse estilo literário. Se o seu forte é o humor, faça o pessoal rir. Mas evite tentar ser quem você gostaria de ser. Eu, por exemplo, jamais vou colocar um poema escrito por mim, porque sou uma péssima poetisa... rs... Acho que ninguém vai gostar e vai ficar aquele troço sobrando no meu blog.

Pra finalizar, vou ratificar: não estou dando ordem no blog de ninguém, não estou dando receita de nada, não estou dizendo que sou melhor que ninguém, não estou proibindo nada! Afinal, cada um tem seu blog e faz o que quer com ele. Inclusive eu tenho todo o direito de fazer um post dando essas dicas para quem estiver interessado e acha que vale a pena!

Dama de Cinzas é editora deste blog aqui.

Aproveitamos para recomendar mais dois blogs:

O primeiro é o Memória Culinária, da Junelise, que conhecemos desde criancinha, e sabe do que tá falando (e cozinhando!).

O segundo é da Natália Xavier, uma blogueira que conhece tudo de artes gráficas, web design e afins. Podem conferir, clicando no banner aqui abaixo!

52 comentários:

Nadezhda disse...

Gostei muito dessas dicas. É o que eu penso também, mas nunca falo.

Principalemnte sobreos posts diários. Não é todo mundo que pode aocmpanhar todos os dias.

;)

Dora Casado disse...

Pois é, é difícil levar um blog e torná-lo interessante. Eu escrevo sempre que posso. E não tenho certeza se é interessante. Concordo plenamente que às vezes, achamos um post banal e as pessoas adoram, enquanto em outras, caprichamos e nem é tão apreciado... rs rs rs
Um cheiro grande.

Lana Esthevlana disse...

Além de todas essas dicas, aposto também na sorte.
Porque, olha, às vezes só aparece estrupício comentando no seu blog. E você acaba ficando sem jeito de não responder. Hahahaha

Beijo, Bill!

Diego? Glommer? disse...

Assino embaixo tudo que a "Dama" falou.
Com o tempo a gente acaba percebendo isso mesmo. Principalmente nesse lance de que para seu blog seja lido, você também deve comentar em outros blogs. Acho que reside a grande graça disso tudo, que é essa coisa da interação. Onde você não apenas quer que o outro tome o seu tempo lendo seus textos, mas também se disponibiliza para ler os de outros.

Abraços!

http://solucomental.blogspot.com/
http://ladobdiscotrash.blogspot.com/

Cris Medeiros disse...

Nossaaaaa! Muito bom chegar num blog e ver seu post transcrito!

Obrigada pela homenagem e fico feliz em saber que gostou tanto a ponto de colocá-lo no seu blog.

E a tirinha do início tudo a ver, por isso que não posto sempre, que é pra não ficar algo cansativo pra mim e pras pessoas que acompanham meu blog!

Obrigada e mil beijocas pra ti

Juliana disse...

adorei as dicas bill!
Com o tempo a gente vai se enquadrando ao blog
Ultimamente eu tenho postado semanalmente
e quando tenho tempo né, as vezes demora mais de uma semana
eu já disse que tenho medo de ficar repetitiva com essa coisa de falar de bicho, mas não tem jeito, semana sim semana não, eu tenho que falar! rs
Falando em bicho, como esta seu amiguinho de 4 patas? Livre das pulgas?

Anônimo disse...

ótimas dicas, principalmente pra quem está começando.
penso assim, assuntos do cotidiano, mimimi's são pessoais, não interessam a terceiros.

bjoks, boa semana,

Tessa.

A n i n h a a disse...

Adourei as dicas!

é realmente maçante quando vc pega aqueles blogs "hoje eu comprei uma maçã".
Muitas pessoas necessitam dessas dicas, fato!
ahuaus

beiiijos

Daniele disse...

Excelente post! de grande valor para nós blogueiros... Parabéns à autora!
Acho que semanalmente já está de bom tamanho!rsrs...
Bom domingo!
Bjks!

Francisco disse...

As dicas da "Dama de Cinzas", deveria ser leitura obrigatória para todos os blogueiros.
Se ela ministrar um curso...ficha 1 para mim!
Um abração!

Lu Dantas disse...

Para mim, suas dicas foram ótimas! Ainda mais que comecei há pouco tempo nesse universo aqui..acho, inclusive, que ainda estou em busca do meu estilo. Acho que muitas pessoas vão se encontrar aqui!

Um beijo.

Xavier disse...

Ebaaaa! Brigadão Bill! Valeu mesmo!

Bjo!

Sheherazade disse...

Concordo com todos os ítens que a Dama citou, Bill. Tento não levar essa coisa de postar como uma obrigação (detesto obrigações!) e gosto de responder aos comentários dos meus visitantes, assim como adoro recebê-los, portanto, evito ser maçante nos temas.
Muito boas as dicas! Você, como sempre, promovendo a interação entre nós, o que é um grande mérito.

Tenha uma ótima semana.Beijão!

ThaísFire disse...

Adorei as dicas!!!
E adorei ainda mais saber que sigo praticamente todas elas :D
TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!

Allyne Alves disse...

Muito bacanas as dicas!

Um otimo feriado pra ti!

Beeijo

Alessandra Castro disse...

Tenho que dizer que as coisas p/ mim andam meio que confusas. Antes o blog era distração, agora virou meio que profissão e tou sofrendo p/ espremer meu cérebro p/ escrever coisas. Veremos até onde dar. :)

Cadinho RoCo disse...

Tal como sublinha a Dama de Cinzas, nada é definitivo, cada qual deve encontrar o seu caminho seja no desempenho de um blog como de resto em tudo na vida. Mas há um detalhe que ela não citou que considero pertinente, que é quanto ao tamanho das publicações. Aquelas publicações enormes, para serem bem aceitas precisam de ter um padrão de qualidade alto, elevado mesmo. Não há sentido colocar tudo que se pretende em única publicação e depois sumir. Tenha bom senso e divida, crie capítulos, cada qual apresentado em uma publicação. No mais, não é à toa que gosto e gosto muito da Dama de cinzas.
Cadinho RoCo

alex e! disse...

...olá, Bill. De fato, as dicas são mais que pertinentes e eu mesmo já "sigo" algumas há um tempo. A gente começa um blog com uma ideia e, quando se dá conta, a coisa já descambou pra outro lado (bom, pelo menos comigo foi assim...)....rs...

abraço do alex.....

Lugirão disse...

Bill, muito bom esse post, é isso mesmo... não dou conta de visitar e principalmente comentar em todos os espaços que gostaria, adoro quando o blog não é atualizado diariamente.

Os post que fazem mais sucesso no meu blog, não foi os que mais gostei.

Quanto ao estilo, acho que só com o tempo um blog como o meu vai ganhando uma identidade própria, diferente de um blog de poesias, que por sinal também não tenho a menor competência para fazer.

É isso... beijos

João Bertonie disse...

Cá pra nós; blogueiro sofre, viu?!
HAHAHAHAAH
brincadeira ;D
Se a gente levar nossos blogues como distração - e não como 'obrigação' - no fim dá tudo certo.
Eu só posto quando acontece alguma coisa que me chama a atenção e eu sinto uma vontade imensurável de colocar na minha página querida. Uhlala. Só posto quando a criatividade bate a porta. De vez em quando eu coloco uns poeminhas, umas charges ou uns quadrinhos, só pra distrair. HAHA
Todo blogueiro, mesmo saindo, acaba voltando para a blogosfera. Num sei, acho que a gente fica vidrado nisso aqui rere.
Legal teus conselhos.




beigos mil

Afiando o Salto disse...

Bill, viemos agradecer suas visitas! Estamos adorando!

Então passa por lá, que tem coisa nova.

Um abraço...

Ava disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ava disse...

Avassaladora disse...
Bill, vc tem o dom de de descobrir preciosidades nessa globosfera...rsrsrs
Ou é faro? rs
Excelente e totalmente pertinente tudo que a Dama de Cinzas escreveu.
Eu que comecei um blog na brincadeira, hoje percebo que é bem mais sério esse lance de ser blogueira...rs
E que acima de tudo, precisamos respeitar nossos colegas, mantendo um nível de qualidade e reciprocidade...
Seguindo esses parâmentros, há como se ter um excelente meio de intereção com pessoas maravilhosas...
E como existem blogs que abordam os mais variados assuntos, acabamos tb tendo uma excelente fonte de informação do futebol a crise mundial.

Luana H. disse...

Ela é maravilhosa!
Acompanho o blog dela tem um tempinho... Gosto muito da forma como ela discute algumas coisas que todos nós temos medo de dizer.

Beijão e ótimo feriado!

JuJu disse...

Mas valeu a pena, sim! Se existisse um manual de como ser um bom blogueiro, este post deveria estar lá!
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Alexandre Lucio Fernandes disse...

A gente deve seguir uma espontaneidade mesmo.

Mas achei bem interessante as dicas.

;)


Abração

junelise disse...

Ô Bill, que bacana tudo isso! O post da dama de cinzas é perfeito pra quem está começando e quer seguir este caminho de escrita. Eu vou seguindo com meu cantinho, ora com meus textos, fotos e receitas, ora com deliciosos autores tentando compartilhar os sabores da literatura com quem se arriscar a faze-lo.
Fiquei muito, muito feliz com a sua indicação. Bom que a gente se conhece desde que eu era menininha e hoje podemos nos encontrar, partilhar, rir e refletir.
Um beiju grande,
Brigadu, Ju

Flavio Ferrari disse...

Boas dicas. Principalmente aquela da visita a outros blogs. Ler para ser lido.
Quanto à frequencia de postagem, creio que depende do estilo do blog.
Participo de 4 blogs.
Atualizo meu blog "principal" (Arguta Café) quase diariamente. É a minha casa virutal.
O Vestiário Masculino, semanalmente.
O Picantes Prazeres, que divido com minha namorada, a cada quinze dias.
E o Prozac, que é coletivo, quando dá vontade.
Mas não é uma disciplina férrea. São referencias de acordo com o estilo de cada um.
Você está certa quando diz que para postar, precisa ter o que dizer.

Anônimo disse...

Ótimos conselhos! Vejo muitos blogues fazerem sucesso, nem tanto pelas postagens, mas pela simpatia do blogueiro. Blogueiros que interagem e que não impõem sua opinião, conversam. E no caso do blogue, ele deve fazer aquilo que lhe agrada - não tem que agradar a ninguém, senão perde o tesão em postar. Lógico que ao mostrar os seus gostos tem que também mostrar um certo equilibrio - não é porque eu gosto de flores que vou colocar flores todos os dias - tô falando isso porque deixei de visitar alguns blogues no Domingo - Tudo bem, os criadores do meme são meus amigos, mas um mesmo blogue postar flores todo Domingo é dose e dose dupla os comentários: 'Que lindas' 'adoro essa flor' 'minha mãe tem um vaso' 'será que floreia no inverno' ... bah! Ninguém merece! Bom feriado! Beijus

Patrícia Andréa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lis disse...

Bill,
A Dama de Cinzas sabe bem do que fala. Quem tem um blog a mais de seis meses já sentiu tudo isso!

Essa coisa das idéias brotarem como mato, é bem isso :) :).

Belo post, Parabéns à autora e a você que selecionou.

Bom feriado, boa semana, beijoss

Brúh disse...

Adorei as dicas.
Realmente muito bacanas e construtivas.
Parabéns mais uma vez pelo blog
Beiijos

Ana Gotz disse...

Eu não gosto de postar diariamente... acho que 2 ou 3 por semana é um bom número...

beijos

lpzinho disse...

Muitooo bacanaaa o post, parabéns ao blog e à blogueira convidada, que por sinal.. sempre sempre e sempre escreve coisas boas e importantes!
Desta vz não foi diferente!
E é engraçado... dentro do tema, estes dias deixei pronto um post q é meio enssa linha... de receita. Nada comparável ao conteúdo aqui exposto, mas acho que rola msm um inconsciente coletivo ehehh
Parabéns e sucesso... aliás, obrigado tb, pela visita e comentario!
Abraços!

Polly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Polly disse...

São coisinhas que a gente vai sentindo né? E não se forçar a escrever é a REGRA primordial. MAs como toda regra, o bom laboratório é a excessão de escrever escrever até não se aguentar. E comentar.
Beijos Bill.
"a prece profunda não é aquela que pede, a prece mais profunda é a que não pede mais" C. Lispector - Tem a ver com o NAO QUERER!

Yussef disse...

A Dama é uma pessoa especial e foi muito bem lembrada aqui nesse blogue.
Gostei.
Abraços

Betty Vernieri disse...

O resumo da ópera, é como eu definiria o que a Dama de Cinzas escreveu nese post.

Palmas para ela, e para você, meu querido amigo, por saber escolher tão bem seus colaboradores!

Beijinhos para os dois.

Amanda Beatriz disse...

neostesia é foda!
hehehe!

Sueli disse...

Concordo plenamente com tudo que ela disse. Muito bom.

Unknown disse...

Que bom, algumas coisas que tenho feito estão de acordo com o que vc falou. òtimas dicas da experiência também e texto muito bem escrito.

Unknown disse...

Por isso que é sempre bom vir aqui, quando tenho tempo...

XEMPRE vale a pena!!

=D

bjunda!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
disse...

Concordo com as dicas do post e adorei a dica do blog de culinária. Bjo

Anônimo disse...

Dicas maravilhosas!
Adorei!
beijinhos!
e quadrinho fantástico, diga-se de passagem!

Anônimo disse...

gostei das dicas!
realmente postar diariamente é uma tarefa difícil e com o tempo leva ao fracasso total, mas quem consegue, que vá em frente.
blogar é maravilhoso, mas tem que se dedicar, senão cansa mesmo.

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

"- Se você quer que seu blog seja bem comentado, terá que comentar nos blogs dos seus colegas blogueiros. Assim como você gosta que leiam um texto que teve o maior trabalho de escrever, todos na esfera blogueira esperam o mesmo!"

Essa seria, ao meu ver, a regra numero 1! Não valeria nem a pena escrever um monte de coisa, mesmo que fosse muito boa, e não ler nada, ou só ler e não ter a coragem de vencer a preguiça de dixar ali a sua marca. Afinal, se tu és bloguéiro, tens de gostar de escrever, pô!

Mas auilo que tu escreveste sobre o gato é a maior tristeza, Nátália... é como se a gente tivesse que se contentar em guardar tudo pra gente, debom, de ruim ou de engraçado que nos acontece. Quem foi que disse que a vidinha diária que a gente leva não tem nada de interessante? E, além do mais, desabafar faz bem, e pode ser que pelos comentários que se recebe, se possa extarir conselhos importantes, dependendo do que for.

No mais, estou totalmente de acordo em não se meter a tentar ser a pessoa que não se é naquilo que colocamos no blogue. è como tntar ser popular no colégio, quando na verdade se é é tímido.

Amo as coisas que tu escreves, e se às vezes tenho preguiça de comentar, peço desculpas. Parabéns pela tua sinceridade.Até a próxima.

Au revoir, je t'embrasse.
Hakim.

Sandra Costa disse...

ai, pra ser sincera?

PREFIRO NÃO COMENTAAAAAR!

hehehe...

Cris Animal disse...

Bill, perfeito!
Primeiro adorei as ilustrações...e viva Brasil com seus feriados e quanto as "recomendações" blogueiras vc está certíssimo. tem blog que é um porre.

O que me interessa saber o dia-a-dia de alguém. Odeio BBB....rsrsrsrsr


Indo viajar de novo de deixando um beijão pra vc. Na volta, venho aqui!

Ricardo Rayol disse...

eu acrescentaria um widget para avaliar o tráfego. Ficariam surpresos na quantidade de visitas motivadas por pesquisas no google do tipo mulher moranguinho.

ninguém disse...

Taí uma pessoa realista! Claro que a turma do interney vai dizer que não, que tem de se puxar, os do gizmodo também, do marcelo tas etc. Esse monte de pentelho da blogosfera que ganha dinheiro dando dicas técnicas! Como é que pode? Acho que as criaturas não gostam de se divertir nem rindo nem brigando
bj

Odette disse...

Gostei do texto. Essa é uma cartilha a ser seguida.
Bill,
Como você consegue achar esses blogueiros que destaca para publicá-los? Seu talento é realmente indiscutível.
Abraços,
Odette