lobo e lua

lobo e lua

13.8.08

Os que ganham e os que perdem

Nossa correspondente em Guarapari, Yvonne da Lua, passeava pela praia quando encontrou um jornal aberto na página da coluna do cronista esportivo Juca Kfouri. Leu e mandou o artigo, que reproduzimos aqui:

Os Jogos da hipocrisia

"Por que você não foi para Pequim?", perguntam. "Porque não quis", respondo. Mais: estou entrando em férias e só volto aqui no dia 21. Claro que verei a Olimpíada e até comentarei no blog, mas ando cheio de tanta hipocrisia, a começar pela caça aos que são pegos no antidoping por hábitos que só fazem mal e pioram o rendimento. Não aceito ver essa cartolagem imunda da família olímpica no papel de fiscal dos hábitos da juventude e, ainda por cima, expondo jovens à execração pública, como acabam de fazer com um jogador do handebol brasileiro.

Como não suporto o ufanismo da maior parte das narrações, com as exceções de praxe para os felizardos que podem assinar um canal de televisão fechada, razão pela qual darei uma fugidinha do país para acompanhar Pequim de uma cidadezinha colonial mexicana apaixonante chamada Guanajuato.

Porque passa do limite ver um Carlos Nuzman fazer quase o elogio da poluição ou se jactar pela maior delegação brasileira da história, quando só 12% de nossa rede escolar tem quadras de esporte. Aliás, quanto mais medalhas o Brasil ganhar, mais ficará demonstrado o desvio de sua não-política esportiva, porque privilegia o alto rendimento em vez da inclusão social ou a saúde pública por meio da prática de esportes. Dá engulhos ver a cartolagem em hotéis de até sete estrelas enchendo a boca para dizer que esporte e política não se misturam, quando nada foi mais político do que escolher Pequim para receber os Jogos, cidade que, além de poluída, é uma capital que se notabiliza por cercear direitos básicos da cidadania.

Tudo por dinheiro, tão simples assim. Porque a China talvez seja o melhor exemplo, com todas as suas contradições, de como ainda não se achou um sistema razoável, tão óbvias são as mazelas do comunismo e do capitalismo reais. É claro que verei tudo, é claro que me emocionarei com as vitórias brasileiras, como com a festa de abertura. É evidente que torcerei para que aconteçam triunfos como nunca, porque tenho a surpreendente capacidade (surpreende a mim mesmo, diga-se) de voltar a ser criança a cada competição em seu apito inicial. E não é de hoje.

Faço assim com os jogos de futebol lá se vão bem uns 26 anos, depois que se revelou a existência da chamada "Máfia da Loteria Esportiva". Porque paixão é paixão e não se explica, não se racionaliza, se sente. E se curte. Sim, eu sei que serei capaz de me comover às lágrimas até com a superação de um atleta que não seja conterrâneo, como já me aconteceu inúmeras vezes.

Mas é preciso que se diga que mais que em Atlanta, quando os Jogos Olímpicos modernos comemoraram cem anos e a Coca-Cola alijou Atenas de recebê-los num crime contra a história, esta edição chinesa é um soco em quem associa o esporte à saúde e à liberdade. Lamento sentir assim, mas quem viveu a inesquecível festa de Barcelona-1992, cujos equipamentos até hoje são utilizados por quem os pagou, os catalães, além da hospitalidade que recebeu o mundo tão bem, não pode engolir Pequim-2008.

29 comentários:

Amanda Beatriz disse...

eu sempre achei meio absurdo a China sediar os jogos olímpicos. é quase uma contradição. não é algo para se orgulhar, sinceramente!
beijos!

Yvonne disse...

Bill, foi tudo maravilhoso. A abertura foi linda, mas não consigo entender a escolha dessa cidade para sediar as Olimpíadas. Acho que foi um grande vacilo do COI e o Juca está mais do que certo. Beijocas

Anônimo disse...

Realmente o Juca esta cheio de razão, pois os jogos na China perderam toda a essencia, pois até a internet os chineses estavam querendo censurar, mas ai cara, legal seu blog, passarei mais vezes, abrass

disse...

Pois é.

Bjo

Xavier disse...

E "Viva a sociedade alternativa" né...

Adoreiiii a charge... Vc deveria ter um blog só com elas, rs... mto legais.

Bjos, e td de bom!

Ah, qdo a sardade apertar, procure-me no orkut, ou anota ae meu msn:

natalia_zeldalx@hotmail.com

Menina Nina disse...

Adorei a explicação para o símbolo!!

Quanto ao texto, isso é uma verdade. Nada tem a ver com a realidade... pelo menos não a realidade do Brasil e a da China... é complicado mesmo!!

Nadezhda disse...

Não há mesmo como eu lembrar de 1992..

Nunca fui de me importar muito com assuntos que envolvam olímpiadas, copa do mundo, enfim.. Mas essa é quase impossível não ouvir comentários de todos os lados.

Pra mim ela virou uma piada antes mesmo de começar. E agora que começou eu já nem sei mais o que pensar.

(E acredito que acontecerá algo parecido com a copa na áfrica).

;)

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

essa da logo já recebi por email... qta criatividade!!

hey, te convido para visitar meu bazar, coisas lindas... inclui hoje uma bolsa louis vuitton, aproveite ;)

bjs

Ricardo Rayol disse...

muito bem dito

Luanda disse...

Sou de Recife sim e blogueira de primeira viagem! Fico feliz em saber que aqui é uma terra fértil... também morei uns anos no Ceará, por isso que aqui e acolá eu vou acabar mencionando as duas terrinhas. Acha que eu escrevo bem? Sério? Alguns amigos dizem que a minha vida daria um livro, por isso resolvi criar o blog. E ler que escrevo bem é um afago no meu Ego, hehe. Pode vir aqui, e pode deixar que eu estou sempre lendo "o jornal".
=)

Sonia Regly disse...

BILLLLLLLLL<
Estou com saudades de vc!!!! Aparece ok???
Mil beijinhos.

meus instantes e momentos disse...

...e se dizer mais o que?
Parabens pelo post. muito bom
Maurizio

Anônimo disse...

Gente, podem me chamar de chata, mas eu sempre ODIEI as Olimpíadas.
Não assisto por nada.
Pronto, falei.

Anônimo disse...

concordo com voce

Kamilla Barcelos disse...

Semana q vem no Jornal da Lua? Q honra!
Não tem problema vc copiar o "Meu passado me condena"!
Fico feliz por vc ter gostado do meu post sobre o Paulo Coelho, se vc quiser se reproduzir aqui no Jornal da Lua não tem problema nenhum, fico até honrada!
Eu tb não suporto em Pan, Olimpiadas e Copa do Mundo o ufanismo que os brasileiros tem somente nessa época!
Política e esporte se misturam mesmo, acho q talvez por isso mta coisa está horrível aqui para o nosso esporte!
A abertura foi sensacional, parecia q eu estava vendo um filme de tão perfeito, só que a diferença q ali era ao vivo!
Ótimo post!

Kika disse...

NOssa, o Juca disse tudo, hoje tudo gira em torno de dinheiro!

Uma pena...

Anônimo disse...

;x obrigada pela visitinha no meu brógui.. eu realmente tb acho uma hipocrisia os jogos serem em Pequim. Tanto que não tou nem assistindo.. primeiro porque eu morro de sono, segundo porque o Brasil nao tá com nada por enquanto.

Menina de óculos disse...

Concordo com o Juca. Eu num gostei desse negócio de jogos na China, não. Tô com ele...

bjs

Cadinho RoCo disse...

Na realidade que estamos nela, o difícil é encontrar aquilo que de fato possa transmitir a nós felicidade. E não será pelo esporte que escaparemos dessa sina.
Cadinho RoCo

Carolina disse...

Sem noção essa olimpíadas em Pequim.Na real tudo gira em torno de dinheiro...para alguns.
Vou voltar. Parabéns pelo blog!
bjos

Anônimo disse...

Oi,bem eu vim visitar aqui muitos anos depois que você foi no meu blog me explicar o que era esse blog.
No dia que vi esse blog lá no Cólica Mental,eu visitei,apenas não comentei pela tal falta de tempo --'
Porém agora estou querendo retomar a vida ativa do meu blog,espero conseguir,hehe.
Também gostaria de agradecer o elogio,se Deus quiser ainda trabalho com o que mais amo fazer,escrever ;]

Porém em relação ao seu texto,digo que vi que grande crítico você é.
Olha não vou mentir,não me interesso muito pelo o que acontece no mundo,então realmente assisto apenas os jogos(e apenas modalidades que me interessam) e o resto,bem nem ligo.Acho que tenho que mudar isso,mas tenho tanta preguiça.
Mas realmente quando o Brasil ganha a emoção e muito grande e a alegria maior ainda.
Mas acredito que o Brasil está sempre melhorando e se não tem investimentos em todas as escolas,ao menos em algumas tem,e quem sabe com o Brasil ganhando cada vez mais,esse quadro comece a mudar cada vez mais?
Tudo bem,é isso que tenho a dizer,muito obrigada pela visita e desculpa pela demora a voltar ;]
Beijo;*

Dani Pedroza disse...

É o que costumo dizer, nós vemos toda essas hipocrisia e corrupção reinantes, mas, surpreendentemente, não perdemos a insistente capacidade de nos encantar, de nos envolver.

Quanto ao Rio, sou suspeita pra falar, moro longe de casa faz alguns anos e toda vez que chego no Rio, que o avião vai descendo e eu consigo ver as luzes da minha terra brilhando, dá um nó na garganta, tenho vontade de dizer "ET, minha casa"... vivo dizendo, eu sou mesmo patética... rs

Aliás, detalhe importante, estou passando uns dias no Rio e ando ainda mais piegas... rs.

Bjin !!!

Sonia Regly disse...

Bill!!!!
Coloquei um texto muito bonito escrito pelo meu marido.Gostaria imensamente que vc comentasse, ok??? Beijos e obrigada.

B. disse...

Ah, eu passei mal no dia da abertura das olimpíadas, não fui pra escola e vi tomando chá de hortelã e comprimido pra passar enjôo a abertura. Tbm me pareceu uma forma de política tantos líderes de países lá pra tentar alguma coisa com a PoluChina. Gosto da PoluChina só pelas cores, pela cultura, e pelo chop suey. Não gosto pelas pessoas que não se rebelam (O.o), que aceitam mtas coisas, que não saem de lá de jeito nenhum, que poluem e continuam poluindo. Se matam, mas o importante eh q akilo tras dinheiro.

Eu não tô acompanhando os jogos, e tô odiando a globo só falando do Brasil contra esse e akele país. Tô torcendo pra Inglaterra, e tá em 9º lugar contando as medalhas de ouro! *-* Tomara que a seleção do Brasil de futebol masculino pegue a da Inglaterra e perca! hahahahahah. Tô loka pra ver os caras da Inglaterra correndo nakela velocidade e os do Brasil paradões. O melhor eh se o Ronaldinho Gaúcho levar "uma surra" do Beckham! hahahauhsuahsuahs

Memórias de Donha Baratinha: a baratinada, cascuda e sobrevivente disse...

Oi Bill, antes de mais nada,espero que vc tenha óootimas férias, descanse e coce muito tb! Eu concordo contigo, uma pena que tudo gire em torno do poder. quero ver qd chegar a época da copa no Rio..., valeu, Bjuxxx

ANA LÚCIA disse...

Concordo em termos com as opiniões. Realmente, jogos na China - um erro. Muita grana, ostentação e o país cheio de problemas.
Mas o intuito das Olímpiadas é apenas o incentivo ao esporte.
Eu acho que não interessa festa, luxo, política, os países que são escolhidos e por ai vai... e sim o esporte, as conquistas de cada atleta por aquilo que eles acreditam.
Esporte assim como educação e saúde devem ser incetivados e a verdadeira intenção é o que importa.

Anônimo disse...

É incrível como essas coisas acontecem... E pena que isso seja verdade...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Saramar disse...

Os gregos antigos devem estar rolando em suas tumbas.
As olimpíadas modernas não passam de quiosques para venda de tudo, já sabemos.
Porém, sediá-las na China, ícone da repressão política, onde os trabalhadores pobres são escravos que trabalham em benefício da casta comunista, é um ultraje.
O dinheiro, como sempre, falou mais alto. Que se danem quaisquer resquícios de respeito aos seres humanos.

A corresponde Yvonne descreveu tudo muito bem.

beijos

Alessandra Castro disse...

Não existe povim mais sem noção de humanidade do que eles, olimpiadas do interesse economico isso sim.