lobo e lua

lobo e lua

18.7.07

Autobiografia de Bertrand Russell

Prólogo

Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual a nossa trêmule percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para a vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.

Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber porque cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

Amor e conhecimento, até ao ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.

Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

Bertrand Russell (1872-1970)

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá querido...

Olha eu aqui traveiz...rs
Ainda não te linkei, mas não deixarei de vir...
Nem sempre posso, mas qdo dá visito os amigos!
Adorei o texto, até porque estou numa fase onde amo minha vida demais...
Obrigada pelos elogios ao meu blog.
Beijos
vá conhecer o outro...o link tá lá...será um prazer.
Beijão

Anônimo disse...

Maravilhoso esse texto!!!
Beijos

ninguém disse...

Quando sai outro, quentinho, prá gente degustar?
abraços
maristela

Anônimo disse...

Esse prólogo aí está bem bacana. Imagina então o resto da auto-biografia...
Por que demorastes a postar, hein?
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Anônimo disse...

MUITO BACANA bIL, COMO SEMPRE!

O SELINHO ESTÁ NO FINAL DA MINHA BARRAALATERAL!

BEIJOS E BOA SEMANA!

Sheherazade disse...

Bill, querido!
Bertrand Russel sabia das coisas! Esse texto tá dando bem uma idéia da profundidade da alma desse gênio. Parabéns!
Quanto ao spray contra spans, ainda hei de encontrá-lo ... Hehehehe!!!
Beijos e ótima semana!

Anônimo disse...

Olá querido tudo bem?graças a Deus aos poucos estou voltando sim..estou com saudades.
Não terminei oq te falei pois precisei formatar o pc e perdi tudo novamente!
Beijos fique com Deus

Anônimo disse...

olá bill! vim visitar o teu blog e dar os parabéns pela qualidade e pela informação k aki t~ens. gostei da tua visita k fizeste ao meu enão esqueças de voltar ok. hoje vou fazer mais um poema de aniversário,pois amanhã é o meu lindo sobrinho k faz anos , depois já posso voltar a escrever os meus poemas de amor,paixao,mistério etc. vai passando por cá k eu voltarei ao teu . bjos
carla granja.

Anônimo disse...

olá! cá estou de volta ao teu blog. e te digo se kiseres pa voltar ao meu pa veres um video de joao pedro pais k é um dos cantores k eu adoro pela letra k ele faz e tmb pela sua voz . e depois pa veres o poema k dediquei ao meu sobrinho que faz hoje anos.
bjos da tua amiga de portugal
carla granja

Anônimo disse...

oi.bill! obrigado pelos comentarios
o joao pedro pais é um dos melhores cantores aki em portugal el já gravou musica inclusive com bryan addams. eu adoro ele,mas nao sei se viste kuandoacaba a musica em baixo aparece varios quadradinhos com mais musicas têm uma k ele canta com mafalda veiga e outra k se chama mentira k é uma das minhas preferidas. obrigada

pela visita.bjo

carla granja.

Sheherazade disse...

Oxente, bichin ... Tás me estranhando, é? Tu pode vir aqui e pegar o que quiser. O que é meu é teu (Guardadas as proporções, é claro! ... rsrsrsrs) sem o menor constrangimento, paraibano arretado de honesto!

Um xêro patu, meu véi!

Anônimo disse...

Blog MUITO interessante, adorei!

Não conhecia esse cara, dei uma lida sobre ele, depois de ler seu post, genial!

Acho até que vou fazer um post sobre ele, sei lá, ainda não decidi, bom, é isso, passarei por aqui mais vezes, até! ;-)