lobo e lua

lobo e lua

26.5.08

Tributo a um gênio monumental

Muita gente conhece esta cena final de "O Grande Ditador", realizado por Charles Chaplin em 1940. Nós, do Jornal da Lua, íamos fazer uma reunião de pauta quando alguém avisou que o filme seria exibido na TV a cabo. Então, adiamos tudo e fomos rever, pela décima ou vigésima vez. E não vai ser a última! Para quem não conhece, reproduzimos aqui o discurso que encerra o filme. E quem já conhece deve ler novamente, deve ler sempre. É mais uma obra-prima arrepiante de um dos maiores gênios da Arte de todos os tempos.

"Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança.

Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!"

Charles Chaplin - 1889/1977

20.5.08

Brasil vai dar um passo adiante


Gudesteu Hostalácio
ENVIADO ESPECIAL


Tivemos mais uma breve conversa com um pessoal aí que corrigiu umas provas do Vestibular. E conseguimos outras brilhantes respostas dos estudantes que vão dirigir este país, brevemente. Vamos dar um passo adiante, sem dúvida! Só precisamos tirar da frente um enorme precipício.
Respirem fundo e vamos lá!

"A floresta de araucária foi desenvolvida pela aracruz celulose para produzir papel reflorestado."

"Toda energia cinética você deve pegar a velocidade e dividir por 2 pra dar certo."

"Torriceli foi o inventor das torradas."

Perguntas e respostas:

O que entende por Helenização?

"É quando eles queriam chamar todas as meninas nascidas num determinado período de Helena."

Descreva o caminho do sangue venoso.

"Ele sai da cabeça, passa pelo coração e vai pro pé."

Traduza:

I am = "Você é"

laught = "leite parmalat com menor teor de gordura"

tunner = "carro todo enfeitado de playboy."

follows = "comprimentar quando se está indo embora."

master = "se for sistem é o criador do videogame."

finding = "fingindo"

straight = "estrago"

travel = "travado"

height = "oito"

myth = "tem dois, um com cabelo vermelho e um é careca bigodudo. Eles explodem coisas."

12.5.08

Festa imperdível em Urubici

Neste fim de semana, estaremos ali, não em Urubici, mas perto dali.





8.5.08

Mulheres dominam o mundo

Lana Esthevlana
REPÓRTER DE LUXO

O Jornal da Lua apresenta mais uma grande revelação da blogosfera. Trata-se de Lana Esthevlana, contratada a peso de ouro para ser a nossa repórter de luxo. Lana observa como poucos a vida ao seu redor. Quando fomos acertar os últimos detalhes de seu contrato, ela nos contou a seguinte história:

Um casal viajava de carro. Casados há muito tempo, com uma vida muito estável. Ele era um grande empresário.

Parando num posto de gasolina para reabastecer, o marido aproveitou para ir no banheiro, esticar as pernas e comer alguma coisa. A mulher permaneceu no carro. Quando retornou, ele a viu conversando com o frentista. O que mais lhe chamou a atenção era o fato deles parecerem muito íntimos, como se já se conhecessem há anos.

Pagou o que devia e, de volta à estrada, perguntou à mulher:

- Você conhece aquele frentista?

- Ah, conheço sim. Ele foi meu namorado nos tempos do colégio.

Com um grande sorriso, o marido disse:

- Ô, ainda bem que você o largou e ficou comigo. Caso contrário, a essa altura você seria mulher de frentista, ao invés de mulher de um grande empresário bem sucedido.

E ela respondeu:

- Meu amor, se eu tivesse ficado com ele, hoje o frentista seria você. E eu continuaria sendo a mulher do grande empresário bem sucedido.

Lana Esthevlana também pode ser encontrada ali.

5.5.08

Educação brasileira é a melhor do mundo

Apulcro Mambojambo
ENVIADO ESPECIAL

Mais um furo de reportagem do Jornal da Lua. Desta vez, conseguimos algumas respostas de estudantes no Vestibular. Parecem as do ENEM, mas é porque esses estudantes já passaram pelo ENEM. Agora, depois de tudo que aprenderam, estão no Vestibular. É assim que nosso querido Brasil, pentacampeão mundial, segue em busca de seu futuro. Vocês vão ver, se existir mesmo algum futuro, é claro!

"Lavoisier era assim chamado pois se lavava facilmente, ou seja, lavou + easyer."

"O vento está intimamente ligado com propagação de ondas de ar, elas batem e carregam tudo pela frente quando são de alta amplitude."

"A igreja através dos anos perde seu público alvo pois o imposto do dízimo é de 10%."

"O tecido adiposo é um orgão gordo, mas muito gordo que separa as pessoas do frio."

"A mitocôndria é uma bolinha furada e cortada, cada pessoa tem a sua e ela produz um muco chamado secreção."

"O coração serve pra bater, ele fica batendo e quando pára a pessoa tem que colocar um contador de passos."

"D. João sexo era um ditador dinamarquês que impediu a revolução russa."

"Sólon possuia uma forte perspicácia que mesmo nos livros agente percebe sua importância."

"O Brasil foi povoado por ladrões, prostitutas, mercenários e pelos negros que vinham da áfrica procurando emprego dentro de navios negrescos."

"Cabral andava nú pois perdeu as calças no triângulo das bermudas."

"Toda vírgula deve ser pressedida de alguma palavra, pode ser qualquer uma."

"A prosopopéia é o início de uma epopéia."

"Proparoxítona é toda palavra que começa com "p" e termina com "a"."

"O barroco foi na época em que não existiam calçadas e as ruas não eram pavimentadas, chuvia e o barro se tornava realmente oco."

"A Ásia é aquele lugar que tem briga todo dia, tem homem bomba e a polícia se chama police."

"O armistício era um absolutista português que era amigo de napoleão."

"Índice pluviométrico é a medida das escalas pluviômicas sobre unidade de tempo."

"Uma massa de ar pode ser quente ou fria, a quente serve pra chuver e a fria num é bom nem falar…"